Poder Executivo Municipal

Período de defeso do camarão termina em 1° de junho

Período de defeso do camarão termina em 1° de junho

A pesca do camarão foi novamente liberada a partir da meia noite desta quinta-feira, 1° de junho – data em que se encerra o período de defeso.  Mais de cem barcos de pescadores artesanais em Ubatuba aproveitaram a data e já saíram ao mar.

De acordo com o secretário de Pesca, Agricultura e Abastecimento, Claudio dos Santos – “Cacá”, que acompanhou a chegada de um dos pescadores, uma média de quatro horas de trabalho neste primeiro dia já foi capaz de render 50 kg de camarão sete barbas.

“O preço do camarão vai variar de acordo com a oferta: quanto mais camarão, mais barato o quilo. Porém, essa oferta depende das condições climáticas, que influenciam diretamente a pesca. Atualmente, estimamos o preço de um quilo de camarão 7 barbas comercializado por uma média de R$ 15 a R$20”, explicou Cacá.

O secretário ainda incentivou os ubatubenses a aproveitarem para adquirir e consumir o crustáceo neste período, que é a melhor época.

“Também enfatizamos que a secretaria está à disposição para oferecer todo o apoio ao pescador”, acrescentou.

Defeso do camarão

Durante esse intervalo, que vai de 1º de março a 31 de maio, ocorre a reprodução e crescimento dos camarões e, por isso, fica proibida a pesca de arrasto motorizado dos camarões branco, rosa, santana, sete barbas, entre outros, viabilizando assim, a recuperação do estoque pesqueiro e evitando a extinção da espécie.

Funcionario
/* * VLibras */