Câmara Municipal de Ubatuba arquiva denúncias sobre a saúde

A Câmara Municipal de Ubatuba arquivou no começo da tarde desta quinta-feira, 17, as denúncias contra o prefeito Maurício sobre supostas irregularidades cometidas no setor da Saúde Pública municipal. Sem ter os votos suficientes, o processo que tentava a cassação do chefe do executivo foi definitivamente arquivado.

A sessão durou mais de quatro horas, principalmente pela leitura dos pareceres e defesas de forma integral. O ponto alto foi quando Benedito Julião, presidente da casa, autorizou a reprodução do áudio de uma das oitivas realizadas pela CPI, da testemunha Célia Bortoleto.

A fala da servidora pública, que tem mais de 20 anos de vida pública no SUS, ressaltou a confusão do relatório, apontando inconsistências, principalmente sobre a denúncia de má gestão.

Segundo Bortoleto, nos últimos três anos, o município apresentou melhora em todos os índices de Saúde Pública: redução da mortalidade infantil, aumento no número de vacinas e de fornecimento de remédios, concurso público, aumento de repasses para a Santa Casa e atendimento de 100% da cidade pelo Programa Saúde da Família, com médicos em todos os postos.

Além de destacar os avanços, ela contextualizou a situação em outros municípios onde os investimentos em saúde são menores e disse que considera importante a prioridade dada pela gestão do prefeito Maurício para a pasta e pela vida.

Depois de abrir a palavra aos vereadores, o presidente abriu a votação das denúncias contidas no relatório final e o resultado foi o arquivamento do processo.

“Quero agradecer os vereadores que votaram pelo respeito à lei e pelo resultado das eleições e pedir aos demais vereadores que me deixem trabalhar. Ubatuba é uma cidade com muitos desafios e precisa estar unida, com suas instituições em estado de normalidade. Agora é continuar os preparativos para encarar a alta temporada, que será uma das mais movimentadas de todos os tempos, e superar os demais desafios de gestão neste último ano de mandato”, disse Mauricio.