Combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya chega ao Sesmaria

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, da febre chikungunya e do zika, continuam em Ubatuba e nesta segunda-feira chegam ao bairro do Sesmaria.

Na quinta e na sexta-feira, 10 e 11 de dezembro, os agentes da Vigilância em Saúde estiveram no bairro do Ipiranguinha, realizando as vistorias de casas, estabelecimentos comerciais e equipamentos públicos, como postos de saúde e escolas.

Na sexta-feira, também aconteceu em Ubatuba uma Sala de Situação sobre as ações de controle das doenças transmitidas e o combate ao mosquito.

Participaram da reunião integrantes de diferentes secretarias municipais como a de Infra-estrutura Pública, Educação, Comunicação Social, além de responsáveis pela Vigilâcia Epidemiológica e de Saúde de Ubatuba e pela Atenção Básica, equipe da Santa Casa, representantes da Sucen – Superintendência de Controle de Endemias – de Caraguatatuba e de Taubaté, além do GVE – Grupo de Vigilância Epidemiológica – e DRS – Diretoria Regional de Saúde de Taubaté.

As ações envolvem também muita conversa com a comunidade para esclarecer dúvidas sobre os sintomas das doenças e sua prevenção: o controle dos criadouros do mosquito para evitar sua proliferação é a melhor forma de combate.