CREAD de Ubatuba recebe visita da Secretaria de Saúde

O CREAD – Centro de Referência de Álcool e Drogas – foi um dos equipamentos visitados pelo secretário municipal de Saúde de Ubatuba, Dr.Alessandro Cacciatore,  e a secretária adjunta, Dra. Aparecida Enomoto, na tarde da última terça-feira, 3.

A visita foi uma oportunidade de conhecer a rotina de trabalhos da equipe, os desafios enfrentados e os problemas de situação infra-estrutural da unidade. A equipe da Secretaria de Saúde foi recebida pela enfermeira Maria Helena Guilherme, o psicólogo Tiago Rovai e o médico psiquiatra Dr. Joaquim Machado Júnior.

Inaugurado em abril de 2014, o CREAD já atende cerca de 1.300 pessoas, entre adolescentes e adultos dependentes de álcool, tabaco e outros químicos e seus familiares.

“Nosso trabalho consiste em acolher, escutar, orientar, avaliar e encaminhar para consulta”, explicou Maria Helena. “A falta de ocupação e o desemprego são uma das grandes razões para a dependência química. Tanto que, no verão, período em que as possibilidades de rendimento aumentam devido à temporada, o número de atendimentos diminui significativamente”, agrega.

Além do CREAD, também o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – e a UNIR – Unidade de Reabilitação de Ubatuba – foram visitados.

“Estes primeiros dias de gestão são fundamentais para compreender como está organizada a rede municipal de saúde, os avanços e os pontos a melhorar”, explicou o secretário Alessandro. “As equipes estão de parabéns pelo belo trabalho que vêm realizando mesmo frente às dificuldades de falta de estrutura e pessoal”.

Grupos de atendimento e prevenção

O CREAD atua em rede com outros equipamentos públicos tanto da saúde, quanto da cultura, educação, assistência social, Fundac – Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba – e Conselho Tutelar, entre outros.

A maior parte dos casos atendidos está relacionada ao tabaco, álcool e crack, utilizados de maneira independente ou simultaneamente. “Um grupo muito procurado é formado por aqueles que querem parar de fumar, que se encontra todas as quintas-feiras de manhã”, conta Tiago.

Além do atendimento psicológico aos dependentes e familiares de dependentes, o CREAD organiza oficinas variadas, como de plantas medicinais, xadrez, elaboração de pranchas e de geração de renda.

Outro trabalho é o de prevenção, realizado junto às escolas da rede municipal e estadual de ensino em atividades de contraturno realizada em parcerias com a Secretaria de Esportes e a Fundart, como é o caso da capoeira e das oficinas de filmes de curta-metragem.

Às segundas-feiras, das 9 às 10 horas, acontecem os encontros para os usuários de álcool e outras drogas. Há um grupo de encontro também para os adolescentes em situação de risco que se reúne todas as quartas-feiras, das 14 às 15 horas.

Para participar dos grupos ou receber orientações, é preciso comparecer pessoalmente ao CREAD, que se localiza na av. Dona Maria Alves, 1.196, no Centro.

O atendimento ao público funciona das 8 às 15 horas, sem interrupção.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (12) 3832-5431.