Poder Executivo

Prefeitura organiza mutirão contra o Aedes aegypti no bairro Estufa 2

Prefeitura organiza mutirão contra o Aedes aegypti no bairro Estufa 2

O bairro Estufa 2, na região Central de Ubatuba, é o próximo foco do mutirão de orientação e de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, que acontecerá no sábado, 24 de abril, das 8 às 14 horas.

O ponto de encontro das equipes é a unidade de saúde Estufa 2, que fica na rua Bangu, 374. Participam da ação agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde e trabalhadores da Sanepav. A ação começará no Sertão do Sérgio até chegar ao entorno do campo de futebol da Praça Maracanã.

A Prefeitura de Ubatuba pede a toda a população que colabore com o mutirão eliminando criadouros e abrindo suas casas e estabelecimentos para a vistoria dos agentes de saúde devidamente identificados, bem como colocando objetos que irão descartar na calçada, a serem recolhidos por caminhão cata-treco da secretaria de Serviços de Infraestrutura e Serviços Públicos.

As ações educativas incluem conversa com a população para distribuição de materiais e orientações de combate ao mosquito e retirada de criadouros e vistoria de estabelecimentos comerciais e residenciais. O objetivo é baixar o índice de infestação do mosquito para reduzir a possibilidade de transmissão de doenças.

Segundo dados da Vigilância em Saúde, atualizados em 19 de abril, o município já tem um total de 207 casos de dengue confirmados laboratorialmente, todos autóctones, isto é, com infecção aqui em Ubatuba. Outros 682 casos estão em investigação, aguardando resultado de exame, e 634 foram descartados.

Orientações gerais para a população

– Mantenha a limpeza de calhas e lajes

– Garrafas e latinhas vazias devem ser embaladas para recolhimento

– Acondicionar pneus velhos em locais cobertos

– Verifique pratos de vasos de plantas, bebedouros de animais, baldes, regadores, bandejas de geladeira, bebedouros de animais, latas, frascos plásticos, entre outros objetos que podem acumular água

 

/* * VLibras */