Poder Executivo Municipal

Mutirões contra o Aedes aegypti em Ubatuba continuam no sábado de Páscoa e em abril

Mutirões contra o Aedes aegypti em Ubatuba continuam no sábado de Páscoa e em abril

A Vigilância em Saúde continua no próximo sábado, 26 de março, os mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Desta vez as ações acontecerão nos bairros de Araribá e Vila Santana, na região sul da cidade. O ponto de encontro será o posto de saúde do Araribá, às 8h30.

O calendário de ações continua ao longo do mês de abril (confira abaixo). A equipe de endemias pede o apoio de toda a população no sentido de abrir suas casas para a vistoria dos imóveis, orientações e eliminação de possíveis criadouros.

02/04  Corcovado, Folha Seca, Praia Dura, Vermelha Sul, Fortaleza e Rio Escuro
09/04 Toninhas, Praia Grande, Tenório, Vermelha Centro e Ponta Grossa
16/04 Sesmaria, Estufa 2, Estufa 1e Parque Vivamar
23/04 Centro e Itaguá
30/04 Barra Seca, Vermelha Norte, Casanga, Itamambuca, Morro Tiagão, Praia do Felix

 

Além de vistoriar casas e equipamentos públicos, conversar com comerciantes, distribuir materiais de orientação para os motoristas e realizar palestras de formação, o controle de endemias também faz a nebulização – aplicação de inseticidas – quando há casos confirmados de dengue ou suspeitas de zika e chikungunya.

Dados da dengue, zika e chikungunya

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti têm dado resultados positivos, já visíveis nos números da dengue em Ubatuba. Em janeiro de 2015, foram 109 notificações suspeitas de dengue contra 61 em janeiro de 2016; já em fevereiro de 2015, eram 239 casos suspeitos, contra 110 no mesmo período deste ano.

Até o momento, Ubatuba teve quatro casos suspeitos de zika e quatro de chikungunya. Nos dois casos, aguarda-se resultado do exame laboratorial para confirmar ou descartar a suspeita.

Ubatuba contra o Aedes aegypti: entre nessa luta

– Todo recipiente que possa acumular água deve ser eliminado ou mantido com a boca para baixo

– Ralos externos, calhas, caixas d’água, reservatório de água pluvial (chuva) e reservatório de degelo da geladeira devem ser mantidos limpos

– Em caso de suspeita da dengue, beba muito líquido. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e não deixe de fazer o retorno para realização do exame laboratorial, conforme a orientação médica.

Funcionario
/* * VLibras */