Poder Executivo Municipal

NASF-AB organiza atividades para o dia de prevenção e combate à hipertensão

NASF-AB organiza atividades para o dia de prevenção e combate à hipertensão

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) da secretaria de Saúde de Ubatuba convida toda a população a participar das atividades que acontecerão no Calçadão do Centro, no dia 26, por ocasião do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

Durante todo o dia, das 9 às 16 horas, serão realizadas ações gratuitas como avaliação da circunferência abdominal e altura, orientações sobre a alimentação e outras dinâmicas. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos da doença, a importância da construção de hábitos de vida saudável e a necessidade de realizar o acompanhamento da doença, que é crônica, nos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

As atividades serão conduzidas pela equipe do NASF-AB, composta por profissionais de educação física, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e assistência social.

Saiba mais sobre a hipertensão

A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ela acontece quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 14 por 9 (ou 140 por 90 mmHg = milímetros de mercúrio).

A doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física.

Conforme dados do Ministério da Saúde, a incidência da hipertensão é maior na raça negra e aumenta com a idade, sendo mais comum entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos e em diabéticos.

 

Funcionario
/* * VLibras */