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Vigilância em Saúde orienta munícipes em filas de estabelecimentos essenciais

Vigilância em Saúde orienta munícipes em filas de estabelecimentos essenciais

Equipes de agentes da Vigilância em Saúde de Ubatuba percorrem na manhã desta quinta-feira, 16, a região central para orientar a população sobre cuidados a serem adotados para evitar o contágio pelo novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19.

O trabalho será contínuo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16 horas, e tem como foco os munícipes que aguardam em filas de estabelecimentos comerciais essenciais, como supermercados, quitandas e, principalmente, agências bancárias e lotéricas, em função de pagamentos diversos (salários, aposentadorias, auxílio emergencial, auxílio-saúde ou maternidade entre outros benefícios).

A Vigilância lembra que as medidas de distanciamento social – ficar em casa e sair somente quando necessário – e a higiene frequente das mãos (com água e sabão ou com álcool e gel) são a melhor maneira de evitar de a propagação de doença, além do uso de máscaras em ambientes externos.

Aos estabelecimentos com serviços essenciais, como bancos e supermercados, que prestam atendimento ao público, a Vigilância em Saúde recomenda ainda a adoção de medidas como:

– Passar álcool em gel antes de entrar nos estabelecimentos e imediatamente após sair. Disponibilizar o produto nos balcões de atendimento para clientes e funcionários.

– Disponibilizar frasco de álcool gel exclusivo para cada caixa. Utilizar o mesmo a cada atendimento de cobrança.

– Priorizar lavar as mãos com água e sabão ao chegar em casa ou no após atendimento pelos funcionários.

– Dentro dos estabelecimentos: evitar tocar o rosto com as mãos e, se possível, higienizar com uma toalha descartável e álcool superfícies tocadas por todos.

– Manter as janelas abertas o máximo possível.

– Manter distanciamento máximo possível entre cada mesa, com distância mínima de 1 metro.

– Diminuir quantidade de clientes dentro do estabelecimento

– Organizar fila fora do estabelcimento mantendo distanciamento mínimo entre uma pessoa e outra

– Fixação de informativos sobre as medidas a serem adotadas pelos trabalhadores e clientes visando sua proteção individual.

– Higienizar os estabelecimentos com maior frequência diária e as mesas a cada novo cliente com álcool 70° ou hipoclorito de sódio.

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