Poder Executivo Municipal

P.A. Ipiranguinha é alternativa para atendimento de emergência

P.A. Ipiranguinha é alternativa para atendimento de emergência

Tanto a população moradora de Ubatuba quanto a de turistas pode dirigir-se ao pronto-atendimento (P.A.) do Ipiranguinha como alternativa à Santa Casa em casos de mal-estar leves. A unidade funciona entre as 7 e as 19 horas e tem feito entre 80 a 100 atendimentos por dia nesta temporada, explica a enfermeira Jaqueline Cristina Martins, que estava no plantão da sexta-feira, 15 de janeiro.

Ela conta que a maior parte de usuários do P.A. Ipiranguinha vem do próprio bairro, mas há também um grande número de pessoas de outras partes da cidade e quase um terço de turistas. “São casos de gripe, virose, suspeita de dengue, mas também pacientes com crise hipertensiva, diabetes descompensada ou com pequenos cortes que necessitam sutura”.  Muitos buscam a unidade também para receber a aplicação de injeção de anti-inflamatório ou antibiótico.

A equipe que integra o P.A. Ipiranguinha é composta por cinco médicos da área de clínica geral, que se revezam nos plantões para garantir o atendimento de segunda a segunda-feira, além de duas enfermeiras e quatro técnicas de enfermagem e foi ampliada com mais duas pessoas de apoio para a temporada.

Com um tempo médio de espera de apenas 30 minutos em dias muito cheios, o P.A. do Ipiranguinha é uma boa alternativa à Santa Casa.

No mesmo endereço em que está o PA, funcionam também as unidades básicas de saúde do Horto e do Ipiranguinha. A moradora do bairro, Maria Aparecida Campos da Silva, elogia a equipe e o atendimento da unidade: “é uma benção”.

O P.A. Ipiranguinha fica na rua Assembleia, 114.

Funcionario
/* * VLibras */