Praia Grande do Bonete celebra 168 anos de devoção a São Sebastião

Com 168 anos de história, a Festa de São Sebastião acontece neste sábado, 23 de janeiro, na praia Grande do Bonete, localizada na região sul de Ubatuba. Neste ano, a festividade, uma das antigas do município, inclui diferentes atrações musicais e culturais em sua programação.

Organizada pela Associação Catifó, que reúne os moradores caiçaras da comunidade, a festa conta pelo terceiro ano consecutivo com apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba e da Comtur.

“A comunidade do Bonente faz parte do programa de Turismo de Base Comunitária da Setur, que promove e fomenta o turismo em comunidades tradicionais de Ubatuba. Visitar a festa é uma oportunidade de conhecer a cultura caiçara e se divertir em uma das mais belas praias da cidade”, comenta Claudinei Bernardes, diretor da pasta.

Destaque para a corrida de canoa caiçara, primeira do calendário em 2016, prevista para às 9 horas. No início da tarde, a banda Praieira convida o público a dançar muito forró e com pé na areia.

O projeto Tamar também marca presença e promove a soltura de tartarugas. Já a Runner SP-Assessoria Esportiva, organizadora da prova Desafio das 28 Praias, promove uma corrida de areia para crianças de até 10 anos.

A festa segue até durante a noite com o encerramento da Novena e Cantoria de Reis. Para fechar a noite, o tradicional tablado recebe o grupo de MPB Sambonete.

Como Chegar

A praia Grande do Bonete está situada na região da Lagoinha e o acesso se faz por trilha ou via mar, ambas opções saindo a partir da praia da Lagoinha. Por trilha, recomenda-se a contratação de um guia de turismo para o seu passeio ficar mais rico e divertido. Já o traslado via mar é feito pelos barqueiros do Bonete. A viagem leva em média 15 minutos e custa R$ 50,00.

9:00 – 14ª Corrida de Canoa Caiçara do Bonete

13:00 – Banda Praieira

15:00 – Soltura de Tartaruga com o Projeto Tamar

17:00 – 2ª Corrida Kids na Areia

20:00 – Encerramento da Novena

21:00 – Grupo Sambonete

Serviços

Barqueiros do Bonete: Miro (12) 9 9714 2424 / Refeição: Xixicos Bar (12) 3848  1764 agende seu almoço com a Lourdes.

A festa é realizada pela Associação Catifó em conjunto com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo e Comtur. Apoio: Projeto Tamar, Runner SP-Assessoria Esportiva, Marcenaria Portes, Barcoiris e Pirajicas Bar.

Festa.Bonete