Prefeitura de Ubatuba promove ação de combate à hipertensão

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou no dia 26 de abril, no Calçadão central de Ubatuba, ação de combate e educação sobre os riscos da hipertensão arterial. Quem passou por ali pôde receber orientações para evitar a doença, tais como: reduzir o consumo de sal, incluir frutas, verduras e legumes na alimentação, além de praticar exercícios regularmente e fazer o acompanhamento médico preventivo nas unidades básicas de saúde.

A coordenadora do Núcleo, Tatiana Freitas Barbosa, informa que foram atendidas mais de 200 pessoas no evento, que contou com mais de vinte profissionais entre enfermeiras, auxiliares e nutricionista e estudantes de enfermagem.

A ação consistiu em aferição de pressão, avaliação física, controle de peso e medidas e orientação nutricional. Contou ainda com aula de zumba e ginástica com grupo de idosos.

O NASF é um programa instituído em 2008 pelo Ministério da Saúde e tem como foco do trabalho a promoção e a prevenção da saúde, desenvolvidas nas unidades básicas de saúde do município.

Além da ação deste 26 de abril, as atividades realizadas pelo NASF incluem alongamento terapêutico, palestras sobre alimentação, orientações a cuidadores e pacientes sobre fisioterapia em casos de acidente vascular cerebral (AVC), incontinência urinária ou insuficiência respiratória, grupos terapêuticos, orientações sobre amamentação e alimentação de bebês a partir dos seis meses, entre outras. Elas acontecem tanto na unidade de saúde quanto em visitas domiciliares, em caso de pacientes acamados.

Clique AQUI para saber mais sobre o NASF, a matéria.