Poder Executivo Municipal

Prioridade da gestão, Sistema de Saúde recebe elogio de turista

Prioridade da gestão, Sistema de Saúde recebe elogio de turista

A equipe da Prefeitura de Ubatuba recebeu recentemente um elogio da turista paulistana Monica Cunha referente ao atendimento no posto de saúde da Av. Rio Grande do Sul, popularmente conhecido na cidade como “Postão”.

Segundo o relato de Cunha, ela sofreu uma infecção urinária e foi prontamente atendida pela equipe da Secretaria de Saúde, em um local limpo e higienizado.

“Fui atendida de imediato pelo Dr. Fabio Carvalho, ótimo médico, educado, atencioso e muito profissional. Quero também elogiar o trabalho das enfermeiras, muito atenciosas”, afirma Monica.

“Parabéns pelos profissionais e pelo atendimento, que em pleno dia 29 de dezembro, aconteceu com simpatia e paciência”, completa a paciente.

Saúde é Prioridade

Um levantamento recente aponta que nos últimos dois anos, o setor de Saúde Pública recebeu a maior aplicação de recursos municipais de todos os tempos.

No total acumulado desde o início de 2013, foram empenhados mais de R$ 100 milhões para a Secretaria de Saúde. A maior parte dos recursos foi destinada à Santa Casa, entidade que oferece os serviços hospitalar e ambulatorial.

Com um investimento sem precedentes unido ao esforço em outras frentes, o Sistema Único de Saúde em Ubatuba melhora a cada dia e casos como o da turista Monica começam a ser mais frequentes.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, as iniciativas da atual gestão incluem a construção do Plano Municipal de Saúde e da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), o aumento da oferta de exames laboratoriais de 11 mil para 25 mil por mês e o mutirão da mamografia, atualmente em dia.

No que tange a Estratégia de Saúde da Família, aconteceram a recuperação do financiamento federal e a contratação de médicos: 23 de Atenção Básica, sendo dez do programa Mais Médicos, fazendo com que a rede tenha profissionais em todos os postos de sáude.

Vale destacar também alguns programas em andamento: Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atençãoo Básica (PMAQ), Valorização da Atenção Básica (PROVAB), Saúde na Escola, Promoção de Cultura e Paz (COMVIV) e reorganização dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Outro destaque é o Centro de Especialidades Médicas. A população ubatubense conta atualmente com um quadro cada vez mais completo de médicos especialistas, que recebem elogios constantemente dos munícipes.

Funcionario
/* * VLibras */