Secretaria de Saúde continua treinamentos para implementação de prontuário eletrônico

A equipe de Tecnologia da Informação da secretaria de Saúde avança na implementação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) nas unidades de Estratégia de Saúde da Família de Ubatuba. O sistema é utilizado na Atenção Básica para organizar e apoiar o processo de cuidado dos usuários do SUS e reúne dados como histórico de consultas, visitas de agentes de saúde, procedimentos realizados e resultados de exames dos pacientes atendidos.

Para que a informatização dos postos de saúde seja possível, são realizadas diferentes ações em cada unidade, desde a contratação de provedor de acesso à rede de computadores, adequação da rede elétrica, instalação de cabos de dados, instalação de aplicativos e treinamento de equipes de saúde – médicos, enfermeiro e auxiliares de enfermagem. A estimativa é que, até dezembro deste ano, 12 unidades de Ubatuba já estejam operando com o Prontuário Eletrônico do Cidadão.

O trabalho é realizado a cada mês em diferentes postos de saúde. Em setembro, os treinamentos estão sendo feitos na unidade da Maranduba e no Rio Escuro, na região sul. Em outubro, a equipe de TI irá para as unidades da Marafunda, Itamambuca e Sesmaria.

E-SUS e tablets

Além de proporcionar maior agilidade e qualidade no atendimento ao cidadão, o PEC aumenta a eficiência na gestão dos investimentos públicos em saúde. O sistema se alimenta também das informações inseridas pelos agentes comunitários de saúde no sistema por meio de tablets E-SUS AB. Atualmente, já há 54.939 usuários cadastrados no E-SUS e o trabalho continua.

Na sexta-feira, 13, a secretária de Saúde de Ubatuba, Dilei Brito Nascimento, acompanhada de uma comitiva integrada pela coordenação de Atenção Básica, além de enfermeiras, médicos, agentes comunitários de saúde e equipe de Tecnologia da Informação, participou de evento no Hospital Regional de Caraguatatuba de entrega de tablets para as unidades básicas Cicero Gomes e Horto.

A iniciativa é parte do programa Saúde em Ação, que tem o financiamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os próximos passos para entrada em funcionamento dos equipamentos envolvem a configuração dos aparelhos e a organização de treinamentos das equipes das unidades para uso dos mesmos. Após a entrega formal dos tablets, os participantes do evento fizeram um tour para conhecer o Hospital Regional.

O encontro contou com a presença do coordenador do Saúde em Ação, Ricardo Tardelli, bem como de representantes dos demais municípios do Litoral Norte.