Ubatuba recebe doses extras para continuar vacinação contra gripe em grupos prioritários

Ubatuba recebe doses extras para continuar vacinação contra gripe em grupos prioritários

A Vigilância em Saúde de Ubatuba informa que o município recebeu na sexta-feira, 31, mais 750 doses de vacina contra a gripe Influenza tipo A (vírus H1N1 e H3N2) e tipo B. Desse total, uma parte destina-se à complementação da vacina de crianças abaixo dos 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias) que já estavam agendadas. As demais doses serão compartilhadas entre as 28 unidades de saúde do município para continuar a vacinação de gestantes e demais membros dos grupos prioritários, a saber: puérperas; trabalhadores/as de saúde; professores/as; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade; policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas

Até a quinta-feira, 30, a cobertura vacinal média do município era de 76,13%, abaixo da meta de 90% de cobertura.

A secretaria de Saúde de Ubatuba continua a pleitear junto ao governo estadual o remanejamento de mais doses da vacina de outros municípios para Ubatuba para que seja possível pelo menos completar a imunização dos grupos prioritários.

A secretaria informa ainda que, até a sexta-feira, o Ministério da Saúde não se posicionou se vai haver liberação de novas doses da vacina para os municípios onde não foi completada a imunização ou para estendê-la ao restante da população. Portanto, a vacinação contra a Influenza em Ubatuba continua dirigida apenas aos grupos prioritários.