EM Marina Salete promove sua 12ª Feira Literária

Já uma tradição na EM Profª Marina Salete Nepomuceno do Amaral, no Perequê-Açu,

a Feira Literária movimenta toda a escola durante uma semana inteira

A cada ano um escritor de obras infantis ou infanto-juvenis é homenageado pelo evento, mas este ano a escola escolheu dois autores para homenagear, o escritor André Kondo, autor de 10 livros publicados, e Pollyana Gama, também autora de livros infantis como “Uma escada para o céu”, trabalhado pela escola durante o evento.

Durante toda a semana, enquanto cada professor trabalhava uma obra dos referidos autores, em sala, com seus alunos e preparavam as exposições para o sábado, várias atividades culturais eram promovidas dentro da unidade, como entrevista, realizada pelos próprios alunos com a escritora Pollyana Gama, na terça-feira e contação de histórias com o contador Chico Lu, na quarta.

Já na quinta-feira aconteceu outra roda de contação de história com o professor da rede Oscar Luiz, uma adaptação da obra “Uma escada para o céu”, além da apresentação teatral, realizada com os próprios professores e com a participação especial do Grupo Sirinalata, que encenaram uma adaptação da obra “Alguém viu minha mãe?” de André Kondo.

Sexta-feira, além de mais histórias, a criançada pode participar de uma aula de Ilustração com professor da escola, Francisco Ferreira Menezes, além de apresentação de dança, teatro e declamação de poesias, tudo realizado pelos alunos.

Mas o grande evento estava marcado para sábado, que começou com a Banda Lira Padre Anchieta tocando no pátio da escola e contando com a participação do grupo Lirinha do Amanhã. Corredores e salas de aula estavam preparados com as exposições dos trabalhos realizados durante a semana com as obras dos autores homenageados.

O ponto alto da tarde foi a chegada do autor André Kondo, que também participou de uma entrevista e roda de conversa com os alunos da escola e falou sobre seu início de carreira, seus gostos pessoais e sobre sua inspiração para os livros. Ao final da entrevista, os alunos fizeram fila para pedir autógrafos e serem fotografados junto ao autor.

A festa continuou com uma solenidade em homenagem aos alunos da escola que participaram do Concurso Literário 2019, promovido pela Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, na categoria estudantil de 1° ao 5° ano. Os alunos João Lucas, do 5°B, Eloá Vitória de Oliveira, 5°B e Ana Júlia Rosa de Oliveira, 5° A, da EM Marina Salete levaram o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, bem como todos os alunos, e seus professores, que se inscreveram nos concursos literários promovidos durante esse ano de 2019.

O evento terminou com uma apresentação de dança dos alunos do 1° e 2° ano e dos alunos que participam do Projeto Karatê.

Um pouco sobre os autores

Andre Kondo é nipo-brasileiro, autor de dez livros, incluindo “O pequeno samurai” (Menção Honrosa Prêmio João-de-Barro e finalista do Prêmio Jabuti), “Contos do Sol Nascente” (Prêmio Bunkyo) e “Contos do Sol Renascente” (Prêmio Humberto de Campos). Recebeu mais de 300 prêmios literários, possuindo textos traduzidos para o japonês. Pós-graduado pela University of Sydney, viajou por mais de 60 países em busca de inspiração para a sua escrita. Morou no Japão, visitando as suas quatro maiores ilhas. É editor da Telucazu Edições e vice-presidente da Nikkei Bungaku do Brasil/ANBLA. Vive de literatura.

Pollyana Fátima Gama Santos é uma professora, escritora, já atuou como deputada federal por São Paulo e atualmente é secretária de Educação de Ubatuba. Formada pela Universidade de Taubaté em pedagogia, com habilitação em administração escolar. Possui livros infantis publicados como “A menina que não queria dormir” e “Uma escada para o céu”. Ocupa a cadeira de numero 38 da Academia Taubateana de Letras.

André Kondo sendo entrevistado pelos alunos

Agente Administrativo