Poder Executivo Municipal

Setur destaca capacidade limite de atrativos em Ubatuba

Setur destaca capacidade limite de atrativos em Ubatuba

Um dos principais atrativos de Ubatuba são suas belezas naturais, como praias, cachoeiras e mata atlântica preservada. Em alguns desses locais, existe um limite no número de pessoas que podem permanecer, seja por dia ou simultaneamente, como uma forma de manter o equilíbrio e gerenciar o impacto que a visitação causa.

De acordo com a Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur), continuam em vigor os limites de capacidade de carga turística tanto da Ilha das Couves como da Ilha Anchieta. Referente à Ilha das Couves, a capacidade é de 177 pessoas simultaneamente por faixa de horário (das 8h às 11h, das 11h às 14h e das 14h às 17h), somando um total de até 531 pessoas por dia. O transporte de passageiros é feito somente por operadores credenciados.

Já para a Ilha Anchieta, o limite é de 1020 pessoas. A Fundação Florestal faz a gestão do Parque Estadual Ilha Anchieta e informações podem ser obtidas pelo telefone (12)99615-3075 ou pelo e-mail pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br.

Quem desejar visitar o PEIA pode evitar filas, garantindo ingresso antecipado por meio do site. O transporte de barco até a Ilha Anchieta deve ser pago aos responsáveis das embarcações (é necessário contratar o serviço à parte).
O valor do ingresso ajuda a conservar o patrimônio histórico e natural da Ilha Anchieta.Link para os ingressos https://ilhaanchieta.ingressosparquespaulistas.com.br/home

Para as trilhas, tanto que estão dentro do PEIA como no município, que estão sob gestão da prefeitura, também existe limite de carga. Uma das maneiras de controle é o monitoramento da entrada de ônibus na cidade, cujo cadastro na Companhia Municipal de Turismo (Comtur) é necessário. O objetivo é evitar o impacto ao atrativo. Saiba mais sobre o ordenamento turístico em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/fiscalizacao2712/. Vale lembrar que também são feitas ações de fiscalização.

É importante destacar, ainda, que para alguns atrativos a contratação do Guia ou monitor local é facultativa, porém, em área de Unidade de Conservação, como o Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, é obrigatório a contratação de monitor ambiental credenciado, para acessar, por exemplo o atrativo Cachoeira da Água Branca.

Existem, ainda, trilhas que são gerenciadas pelas Comunidades Tradicionais então, dependendo do passeio, também existe a exigência de contratação de agência, Guia regulamentado ou monitor credenciado. A profissão de Guia de Turismo é reconhecida em âmbito federal- lei 8623/93 e o exercício ilegal da profissão é crime, conforme artigo 47 do decreto de lei nº3688/41. Caso alguém seja flagrado nestas condições será conduzido à delegacia da cidade.

A contratação do profissional  permite que o passeio tenha mais segurança e menos preocupação, caso tenha um imprevisto que, sozinho, seria mais difícil de resolver – principalmente em passeios mais arriscados.

O atrativo Trilha Pico do Corcovado, acessado tanto pelo Núcleo Santa Virgínia como pelo Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar, está fechada para visitação desde o dia 30 de dezembro. A medida é uma consequência das condições meteorológicas. Assim como a trilha do Corcovado, a Cachoeira da Água Branca, que fica na região sul de Ubatuba, também se encontra fechada devido às condições meteorológicas. A ação preventiva da Fundação Florestal visa evitar acidentes no local, uma vez que as chuvas intensas aumentam a força das águas.

Usuários que pretendam realizar a trilha do Pico do Corcovado pela entrada do Núcleo Picinguaba deverão obrigatoriamente fazer o agendamento prévio com Parque. O contato pode ser feito pelo telefone 12 3832-1397 (Escritório Regional da Fundação Florestal) ou pelo e-mail npicinguaba.agendamento@fflorestal.sp.gov.br. Já para o acesso pelo Núcleo Santa Virgínia, para obter mais informações é necessário entrar em contato pelos telefones (12) 3671-9159 ou 3671-9266 ou pelos e-mails nucleosantavirginia@gmail.com / pesm.santavirginia@fflorestal.sp.gov.br.

/* * VLibras */