Prefeitura, Aldeia Boa Vista e Funai reúnem-se pelo desenvolvimento da comunidade

Com o objetivo de estreitar laços, a Prefeitura de Ubatuba e a Funai reuniram-se com representantes da comunidade indígena Aldeia Boa Vista na última quarta-feira (27) na aldeia localizada no Prumirim, região norte da cidade.

O prefeito Maurício, os representantes da fundação e das Secretarias Municipais de Turismo e de Obras foram recebidos pelos índios com uma dança típica de boas-vindas.

Coordenadora da tribo, a professora Cleodinei Cáceres falou da importância da presença das autoridades na aldeia.

“Estou muito feliz com nosso encontro. Acho importantíssimo o estreitamento desse laço para o desenvolvimento de nossa comunidade e para poder apresentar nossa realidade, nossas dificuldades”, enfatizou Cleodinei.

Os moradores da aldeia pediram ao prefeito Maurício melhorias na estrada de acesso e em suas moradias, além da construção de mais 50 casas e a implantação de um sistema de tratamento de esgoto

Marcos Tupã, filho do Cacique Altino e articulador junto às esferas estadual e municipal, afirma que com a melhoria no saneamento e com a construção de moradias, o turismo ficará ainda mais atraente para a região.

“Buscamos essas parcerias junto à Funai e a prefeitura para que nossa cultura seja divulgada. Assim poderemos fomentar o turismo indígena, vender nosso artesanato e abrir nossa comunidade para os visitantes”, disse Tupã.

Os índios reivindicam também um ponto de exposição e venda de artesanatos no centro da cidade e um transporte escolar para as crianças que precisam subir e descer o morro de aproximadamente 1,5 km todos os dias.

O prefeito Maurício anotou as reivindicações e disse que vai analisar todas as possibilidades para começar a atendê-las, respeitando uma ordem de prioridades e comentou, ainda, estar muito feliz com o encontro.

“Para mim foi motivo de muita alegria saber do interesse da aldeia em realizar uma parceria com a prefeitura. Espero construirmos juntos ações de interesse coletivo para o crescimento da comunidade e do município”, comentou Maurício.

Estagiario