Ubatuba recebe emenda para aquisição de “castramóvel”

Como resultado do trabalho conjunto entre a Prefeitura de Ubatuba, o poder legislativo municipal e a sociedade civil da cidade, foi confirmada na segunda-feira, 18, a destinação pelo deputado federal Ricardo Izar Júnior (PP) de uma verba de 125 mil reais, direcionada à aquisição de um veículo devidamente equipado para a realização de cirurgias de castração o “castramóvel”.

A notícia foi comunicada pelo deputado federal ao vereador de Ubatuba, Sidnei Rocha, o Rochinha do Basquete (PTB), em encontro realizado em São Paulo, quando este protocolou ofício n. 146/2017 solicitando a unidade castramóvel para a cidade. “Agradecemos o empenho do deputado. A castração de cães e gatos é uma forma de prevenir o abandono de filhotes e de doenças graves”, conta Rochinha.

Jaqueline Tupinamba Frigi, advogada e defensora dos direitos dos animais em Ubatuba, lembra que a emenda é resultado de uma articulação iniciada já há alguns meses. “Em outubro, junto com o prefeito Délcio Sato, estivemos com o deputado Izar protocolando ofício de solicitação de recursos para o castramóvel e para a criação de um centro de reabilitação de animais silvestres”, explica Jaqueline.

Os recursos da emenda serão repassados ao Fundo Municipal de Saúde por meio do Fundo Nacional de Saúde. O setor de Convênios da secretaria de Fazenda de Ubatuba prepara a documentação para a liberação dos recursos, o que envolve, entre outros pontos, a elaboração de um plano de trabalho detalhado e, posteriormente, a preparação de um processo de compra e de licitação do castramóvel.

O prefeito comemorou a notícia: “Trata-se de um assunto de muita importância para nós. Essa vitória mostra que, quando unimos forças, tudo é possível conquistar. Vamos em frente!”.

1220-castramovel-rochinha-bruno-izar