Ubatuba reforça vacinação contra Influenza em crianças e gestantes

A secretaria de Saúde de Ubatuba informa que a campanha de vacinação contra o vírus da gripe Influenza – tipo A (H1N1 e H2N3) e tipo B – continuará até o dia 22 de junho em vários postos da cidade. A ênfase nesta última semana de vacinação será para o grupo de crianças de 6 meses até menores de 5 anos e gestantes. Ambos apresentam cobertura vacinal baixa: 53,61% no caso das crianças e 72,61% no caso das gestantes.

A vacina continua a ser disponibilizada em 28 unidades de saúde apenas para os grupos prioritários, compostos por: gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos, professores, profissionais da saúde, indígenas, doentes crônicos e privados de liberdade.

A Vigilância em Saúde chama atenção para importância da prevenção contra o vírus Influenza e lembra que a maioria dos casos suspeitos da doença na cidade foram em crianças menores de 5 anos. Até o dia 14, foram notificados 21 casos suspeitos de Influenza, dos quais 14 em crianças com menos de 5 anos. “São quadros bastante severos, muitos precisaram de transferência e, felizmente, ninguém foi a óbito. É um risco muito grande não se vacinar”, explica Patricia Sanches, supervisora da Vigilância em Saúde.

Atualmente, a cobertura vacinal total do município é de 92,55% e, por grupo, é a seguinte:

– Crianças: 53,61%

– Trabalhadores da saúde: 106,00%

– Gestantes: 72,16%

– Puérperas: 96, 69%

– Indígenas: 121, 54%

– Idosos: 117, 24%

– Professores: 90, 61%

Febre amarela: cobertura ainda baixa

A febre amarela também é outra doença que preocupa a Vigilância em Saúde de Ubatuba. “Atualmente, nossa cobertura é de 75%, ou seja, ainda temos 15 mil pessoas a vacinar no município. Por enquanto o número de casos diminuiu, por conta da estação do ano. Mas no início de outubro, com a chegada do calor e o aumento das chuvas, a doença voltará a circular e poderemos ter problemas sérios se as pessoas não se vacinarem”, explica a supervisora.

A vacina contra a febre amarela está disponível em todos os postos e pode ser tomada juntamente com a vacina contra a Influenza.

Segundo o informe mais recente, do total de 28 casos notificados de febre amarela na cidade, 10 foram confirmados, dos quais três foram a óbito. Um total de 14 casos investigados foram descartados e há ainda quatro casos em andamento.

Vacinação no bairro

Quem ainda não se imunizou contra a Influenza e a Febre Amarela tem a oportunidade de tomar essas vacinas neste sábado, 16, durante a Operação Bairro a Bairro, no Taquaral. A equipe da Atenção Básica participará da ação fazendo a atualização da carteira vacinal das 9h às 14, na EM Prof. José de Souza Simeão (Est. Municipal MPB – 146, nº 20 – Taquaral).

A vacinação também é ofertada regularmente em 28 unidades de saúde de Ubatuba.