Poder Executivo Municipal

Vigilância em Saúde reforça medidas de prevenção do sarampo

Vigilância em Saúde reforça medidas de prevenção do sarampo

A Vigilância em Saúde de Ubatuba realizou reunião com os enfermeiros da Atenção Básica na manhã desta quarta-feira, 17, para reforçar as orientações sobre o manejo clínico do sarampo. Entre os assuntos abordados, estão os procedimentos para solicitação de exame laboratoriais e as ações de intensificação da vacinação na rotina das unidades, seja para os pacientes que vão passar em consulta, seja em demanda espontânea ou na triagem de pacientes.

A Vigilância em Saúde faz um apelo a toda a população para que busque a unidade de saúde mais próxima de sua casa e verifique se crianças e adultos da família estão com a vacina contra sarampo atualizada. “Há muitos casos confirmados da doença em cidades do Vale do Paraíba e o vírus pode chegar a Ubatuba devido ao aumento de turistas que vêm ao município passar férias”, alerta a chefe de Seção de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Elisabete Cabral Borges de Matos.

Na terça-feira, 16, bloqueio vacinal contra o sarampo foi feito em diferentes locais da região do Itaguá frequentados no fim de semana dos dias 13 e 14 por uma criança de Caçapava que está com suspeita de sarampo e passou por Ubatuba em viagem de férias. No início de junho, bloqueio similar foi realizado em pontos da região Central por onde passou uma moradora de Paraty (RJ) com suspeita de sarampo.

O bloqueio vacinal integra o protocolo de atendimento em casos de suspeita de sarampo. “O bloqueio não é feito indiscriminadamente; a vacina é aplicada apenas nas pessoas que não estão com sua vacinação em dia ou que não tenham carteirinha para comprovar sua vacinação”, explica Matos.

Funcionario
/* * VLibras */