Vigilância Sanitária intensifica inspeções em estabelecimentos de gêneros alimentícios

A Vigilância Sanitária da secretaria municipal de Saúde de Ubatuba vem intensificando suas ações nos estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios como supermercados, restaurantes, lanchonetes, ambulantes, entre outros. As ações têm como base a portaria CVS 05/2013, que trata das boas práticas operacionais no comércio de alimentos.

O órgão registrou um aumento significativo de denúncias formais e pelas redes sociais como resultado do incremento da população em razão da temporada. Interdições cautelares foram realizadas em algumas seções e equipamentos dos estabelecimentos vistoriados.

A Vigilância Sanitária tem por obrigação proteger a população de eventuais danos pela má qualidade dos serviços prestados. Suas atribuições incluem detectar riscos para a saúde pública e tomar medidas que eliminem, previnam ou minimizem esses riscos. Segundo o Diretor da Vigilância Sanitária, Antenor Benetti, “é inconcebível que para atingirem suas metas de vendas haja prejuízos à saúde dos consumidores e trabalhadores”.

A Vigilância Sanitária informa que todas as denúncias serão verificadas, priorizando as de maior risco, já que há uma equipe de fiscalização reduzida no presente momento.