Ubatuba participa de reunião do Codivap Turismo

O secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Bischof, representou o município na reunião do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap) Turismo realizada na tarde de terça-feira, 20. O Memorial Aeroespacial Brasileiro, em São José dos Campos, foi o local escolhido para receber os representantes dos 44 municípios da região.

A diretora de Turismo de São José dos Campos, Nazira Madureira, deu as boas- vindas e agradeceu a presença de todos. “Queria que a gente entendesse que unidos vamos mais longe”, salientou.

Pauta

A presidente do Codivap Turismo, Gloria Bravin, apresentou uma proposta de implantação de projeto que alia Turismo, Educação e Finanças, destacando que a transformação da forma de enxergar o Turismo nas cidades começa por meio das crianças.

“A ideia é unir as secretarias em função de um objetivo maior, que é a mudança do olhar de uma geração, que dará frutos daqui a 10 ou 15 anos. Quando a gente investe na escola, estamos mudando a próxima geração”, disse.

A presidente compartilhou que estudou vários cases e que se baseou em dois deles, que deram muito certo: Gramado e Ponta Grossa. Ela comentou que está estudando a viabilidade da ação na cidade onde gere a pasta do Turismo, Campos do Jordão, mas que a sugestão é que todos possam levar às suas cidades.

“Os jovens não se sentem parte da cidade e nem envolvidos com o Turismo. Apresentei a ideia para as diretoras das unidades escolares municipais de Campos do Jordão e a receptividade foi grande. Isso me fez ter certeza que o caminho é esse”, acrescentou.

Diante do exposto, Bischof reconheceu a importância de inserir o turismo na escola, e disse que aliar isso ao aumento da arrecadação de ICMS na cidade é um grande benefício, pois reflete diretamente no valor que o DadeTur destina ao município.

“Se a ideia deu certo em Gramado e Ponta Grossa, por que não em Ubatuba? Já iniciei as conversas com a Solange e o Hélio, secretários de Finanças e Educação de Ubatuba, e eles acharam fantástico”, comemorou Bischof.

Segmento

Gloria destacou, ainda, que a educação turística desde a infância é importante porque muitos jovens não tem a percepção de que o turismo envolve muito além do que somente hotelaria e serviços, enfatizando que existem cerca de 150 profissões ligadas ao setor.

“Participei de uma das edições da feira Avistar e lá aprendi que cerca de 45 milhões de americanos se deslocam dentro dos Estados Unidos para observar pássaros. Temos um exemplo em Campos do Jordão, chamado Thiago Carneiro. Sem gastar nada, estudou, agregou conhecimentos na área e hoje é uma das pessoas mais reconhecidas no país no ramo de observação de pássaros. Para conseguir uma agenda com ele é preciso esperar uns três meses. Isso é turismo e empreendedorismo”, concluiu.

Codivap Turismo 2