Aula Inaugural de Curso de Especialização Profissional de Policiamento Náutico aconteceu em Ubatuba

Ubatuba foi a cidade escolhida para sediar a Aula Inaugural da 10ª edição do Curso de Especialização Profissional de Policiamento Náutico, que teve início no dia 12 de outubro. A Ilha Anchieta foi palco do primeiro encontro do cronograma, que prevê 29 dias de capacitação com duração de 188 horas/aula visando o aprimoramento dos policiais militares e é desenvolvido sob a Coordenação do Comando de Policiamento Ambiental.

O curso será ministrado nas regiões do Interior e Litoral Paulista, contando com 30 alunos das Polícias Militar dos Estados de São Paulo e Rio Grande do Norte. No total, são cinco participantes de Ubatuba – três alunos e dois como instrutores.

De acordo com informações do 3° Batalhão de Polícia Militar Ambiental, o curso procura proporcionar conhecimentos que capacitem os participantes a executar os procedimentos operacionais padronizados nas rotinas de policiamento ou em situações de anormalidade, no patrulhamento náutico.

Também visa adaptar os procedimentos já utilizados na atuação policial à realidade dos trabalhos desenvolvidos no ambiente marinho, tais como abordagens policiais em embarcações, resgate e salvamento, além de técnicas de condutas de patrulha em ambiente urbano e rural.

Para o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), ações como essa aproximam ainda mais o poder público dos organismos de segurança e, além disso, colaboram com a fiscalização de atitudes irregulares e que ofereçam perigo aos banhistas.