Defesa Civil promove evento para entrega de certificados

Autoridades do município, representantes da Prefeitura e voluntários da Defesa Civil reuniam-se na tarde da última segunda-feira, 10, no Palace Hotel para a entrega dos certificados aos participantes do I Seminário Nacional de Logística Humanitária e Resgate Urbano, realizado no mês de maio desse ano. O evento também contou com a presença do prefeito Délcio José Sato (PSD).

O coordenador da Defesa Civil de Ubatuba, Guaraçay dos Santos, fez uma retrospectiva desde quando assumiu a função, no início do Governo, e das maiores conquistas até agora.

“Quando assumi a Defesa Civil, ela parecia não existir. Não havia equipamentos e eram muitos processos desde 2011. Na minha gestão fui audacioso: criamos o Bombeiro Civil, movimentamos os grupos de apoio e estou capacitando a minha equipe”, disse.

Ele completou, garantindo que nesses seis meses já existe uma Defesa Civil estruturada. “Agradeço aos funcionários e aos voluntários, que dão atenção aos menos favorecidos.”

Santos ainda agradeceu ao instrutor Sidney da Costa por ter ministrado voluntariamente o curso. Segundo ele, seria um investimento de cerca de R$ 12 mil, que foi totalmente gratuito.

O instrutor parabenizou ao Prefeito pela sua equipe e receptividade, e acrescentou que seu curso já formou, em média, 87 mil alunos em resgate e pronto socorrismo em todo o litoral norte e sul do Brasil.

“Enquanto todos correm quando acontece um acidente, nós corremos para dentro dele, buscando dar o melhor de nós para salvar vidas”, enfatizou. Costa também parabenizou a cidade de Ubatuba, classificando-a como pioneira, instaurando a primeira equipe de marinheiros socorristas, em 2014, e agora, sagrando-se como primeira cidade a nível nacional a promover capacitação para os voluntários da Defesa Civil.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Ubatuba, Agnelo Cinel, reforçou a fala de Santos sobre a situação de como receberam a Defesa Civil, que integra sua pasta, e disse que com o apoio incansável da Prefeitura, conquistaram a condição de hoje. “Na revista Exame foi publicada a classificação das cidades mais seguras do país e Ubatuba ocupa a 27ª em meio a seis mil municípios. Um dos critérios que foram analisados no estudo é a Defesa Civil e sabemos que temos um grupo preparado”, avaliou.

O prefeito Sato compartilhou os esforços da Administração para oferecer segurança aos munícipes. Ele agradeceu ao instrutor Sindney da Costa, principalmente, por ter estendido a mão à Ubatuba e recordou do dia em que visitou a escola em meio ao treinamento, quando se emocionou ao ver o empenho de todos. “Precisamos fazer o melhor e você veio ao encontro do meu pensamento, e ainda ofereceu o curso de forma gratuita”, comentou Sato.

“Fico muito orgulhoso da minha Defesa Civil. Fomos os pioneiros nesse quesito nacional e isso é muito significativo. Estamos deixando uma marca registrada por onde passamos”, finalizou.

I seminario defesa civil_ entrega certificado