Representantes da Defesa Civil de Ubatuba participam de evento do Cemaden

Representantes da Defesa Civil de Ubatuba participaram do I Seminário Nacional de Avaliação de Alertas, promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden, no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

O curso teve como objetivo criar uma discussão a fim de que o órgão possa avaliar e aprimorar o serviço que oferece – por meio de parceria com várias instituições, implementa, complementa e consolida a rede de instrumentos meteorológicos, hidrológicos e geotécnicos para monitoramento ambiental. Além de dados advindos dos pluviômetros automáticos, são analisados os dados obtidos por radares meteorológicos, de plataformas para monitoramento de umidade de solo e de pluviômetros semiautomáticos distribuídos nas comunidades em áreas de risco.

De acordo com os participantes, foram várias discussões e mesas-redondas que permitiram a troca de experiências entre as várias regiões do país. Ao final, algumas propostas que ficaram definidas após o seminário foram apresentadas, como criar e fortalecer um canal técnico para troca de informações entre as Defesas  Civis e o Cemaden; integrar as Salas de Situação em todo o território nacional; elaborar um cadastro nacional integrado de ocorrências de desastres naturais; padronizar os níveis de alerta de todos os órgãos emissores;   capacitar periodicamente os agentes e técnicos das defesas civis, dada a falta de recursos humanos especializados.

“Esse seminário permitiu que tivéssemos um olhar diferente ao monitoramento e sistema de alerta. Além disso, percebemos o quanto a Defesa Civil precisa utilizar a tecnologia a seu favor na criação de um sistema de alerta em tempo real, que facilite a comunicação e mobilização das comunidades em áreas de risco “, explicou Guaraçay dos Santos, coordenador da Defesa Civil de Ubatuba.

Ele ainda comentou que já existem aplicativos disponibilizados pelo Cemaden que permite que esses alertas sejam feitos pelo celular e que o objetivo é implantar o recurso em Ubatuba. “Hoje, se registramos uma situação de risco na região da Picinguaba, por exemplo, é preciso pegar a viatura e ir até lá fazer esse monitoramento. Por meio do sistema ‘alerta cidadão’, isso é feito em tempo real e evita o deslocamento, o que favorece e viabiliza a eficiência do trabalho da Defesa Civil que é capaz de atender a mais locais, devido ao número restrito do efetivo”, complementou Santos.

Ainda participaram do curso o chefe operacional Elias Moreira da Silva e a funcionária administrativa Rosemeire Viana.

Mais capacitação

Buscando sempre a melhoria nos serviços, o efetivo da Defesa Civil procura se aprimorar por meio de cursos. Nesta quarta-feira, 12, o coordenador participará do I Seminário Nacional de Defesa Civil e Segurança Pública, realizado na cidade de Cruzeiro.

“Além do nosso aprimoramento, esses eventos permitem que façamos contatos e consigamos recursos para o município. Neste último evento, conseguimos pela Defesa Civil estadual a concessão de verbas para fardamento do efetivo”, comemorou Santos.

seminário cemaden defesa civil (2)