Poder Executivo Municipal

Secretaria de Saúde prepara vinda da carreta da mamografia

Secretaria de Saúde prepara vinda da carreta da mamografia

Entre os dias 25 de abril e 27 de maio, uma carreta de 32 metros de comprimento, equipada com mamógrafo e ultrassom, estacionará na Praça de Eventos do Centro de Ubatuba. O objetivo é zerar a fila de pacientes que aguardam o exame de mamografia no município e realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa faz parte do programa Mulheres de Peito, do governo do Estado de São Paulo e conta também com o apoio do Ministério da Saúde.

“Trata-se de uma ação de prevenção em saúde. As mulheres de Ubatuba com algum caroço suspeito no seio aguardam de 45 a 60 dias para poder realizar seus exames em Caraguatatuba e quase seis meses até ter um diagnóstico”, conta a secretária adjunta de Saúde, dra. Aparecida Enomoto. “Quanto mais rápido sai o resultado do exame, mais cedo é possível iniciar o tratamento e maiores as chances de cura”.

A Carreta da Mamografia proporcionará logo de início o atendimento de 773 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardavam pelo exame, além de outras cerca de 300 mulheres a serem agendadas pelos postos de saúde nos próximos dias. Um total de cinco profissionais, entre técnicos e médicos, atenderá as pacientes agendadas de segunda-feira a sábado.

Pacientes que tenham alterações detectadas na mamografia realizada na Carreta poderão ainda fazer no mesmo local os exames de ultrassonografia e de biópsia por punção com agulha fina.

Mulheres entre 50 e 69 anos e que não tenham feito o exame ainda podem agenda-lo diretamente junto ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Caraguatatuba, sem necessidade de passar por um posto de saúde, no mês de seu aniversário, pelo número 0800 779 0000, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

A secretária adjunta de Saúde recomenda ainda que todas as mulheres busquem as unidades de saúde para realizar seus exames de citologia oncótica, que são preventivos ao câncer de colo de útero.

0412-carreta-mamografia

Funcionario
/* * VLibras */