Sato comparece à reunião do Conseg e discute melhorias para setor

Membros do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), representantes do poder público, das forças de segurança do município e da Associação Comercial de Ubatuba (Aciu) se reuniram na manhã desta quarta-feira, 5, no Clube de Campo da Aciu para a reunião mensal do Conseg, com o objetivo de discutir vários assuntos relacionados à segurança no município. O encontro também contou com a presença do prefeito Délcio Sato (PSD).

“Apesar de já estarmos em uma situação confortável com relação às estatísticas, que nos colocam como a cidade com maior produtividade policial entre as 39 cidades da RM Vale e como a cidade mais segura do Litoral Norte, sabemos que mesmo com o esforço das forças de segurança para preservar a cidade elas trabalham no seu esgotamento e com tantas atividades e pouco efetivo e equipamentos, acabam prejudicados”, explicou o presidente do Conseg, Fábio Isnard.

Uma das sugestões foi marcar uma reunião na secretaria de Segurança Pública do Estado para solicitar apoio a fim de melhorar esse quadro – alternativa que o prefeito Sato acatou muito bem e, inclusive, já iniciou os contatos para conseguir uma agenda junto à liderança.

Na ocasião, também foi feito o lançamento da Campanha Ubatuba Muito Mais Segura – que visa discutir medidas para diminuir não só a incidência de acidentes de trânsito envolvendo seus colaboradores, como também forma de evitar custos trazidos pela autuação (ou apreensão) de veículos que compõem a frota de associados ou de seus colaboradores.

Foi destacada a primeira grande ação da campanha, que consiste em um workshop a fim de esclarecer o objetivo da ação à sociedade e aos comerciantes. Discutiu-se, também, a necessidade de promover uma conscientização para que todo o trabalho (entregas, por exemplo) que envolva esse tipo de transporte esteja, além de documentalmente regularizado, garantido com a conduta correta do motorista que trafega de acordo com as leis do trânsito.

O inspetor da Polícia Federal , Rodrigo Moura Borguetti, lembrou que as questões do trânsito estão diretamente ligadas à segurança, porque quem comete crimes se utiliza de veículos e a maioria trata-se de motocicletas. Sem contar nos índices elevados de acidentes de trânsito registrados na BR101 – onde a maioria envolve esse tipo de meio de transporte.

Trabalho Conjunto

O capitão da Polícia Militar de Ubatuba, Robert Scott, comentou que o número da criminalidade caiu sensivelmente em Ubatuba, principalmente quanto a ocorrências de roubo, furto e homicídios.

“Esse não é um trabalho isolado da Polícia Militar. Essa é a primeira vez que vejo um trabalho em total sinergia entre as forças de segurança, o executivo, o judiciário local e a sociedade civil, inclusive Associação Comercial. Ações conjuntas entre todas as forças operando por um interesse comum o resultado é comum. Agora, já precisamos começar a visualizar a operação verão”, disse Soctt.

O prefeito Sato, mais uma vez, agradeceu a polícia e colocou a Prefeitura à disposição do trabalho. “Estamos com várias ações para melhorar a arrecadação e oferecer mais apoio. A cidade está mudando para melhor, com os serviços básicos consolidados e o crescimento de forma organizada”, afirmou.

Ele ainda completou, citando o esforço da gestão para investir em ações como limpeza e iluminação, que favorecem a segurança, ressaltando que a prevenção é o melhor remédio para tudo. “Com a cidade mais segura, o bandido vai pensar duas vezes. Sabemos do trabalho e esforço das forças de segurança, mas sabemos que dá para melhorar ainda mais. Essa integração é importante não só para um bom governo, mas para uma cidade melhor”, concluiu Sato.