Solenidade de juramento à Bandeira reúne cerca de 300 jovens em Ubatuba

Na manhã desta quarta-feira, 25, o Ginásio de esportes “Tubão” foi palco da cerimônia militar de juramento à Bandeira Nacional e entrega dos certificados de reservistas para cidadãos dos anos 2000 e anteriores.

Estiveram presentes os 300 jovens e alguns familiares, além do prefeito Délcio Sato (PSD), vice-prefeito Jurandir de Oliveira Veloso “Pelé”, capitão da 3ª Companhia da Polícia Militar de Ubatuba, Roberto Scott, o secretário de Segurança Pública e defesa Social, Major Rubens Martins Franco Jr, o secretário da Junta Militar de Ubatuba, Luiz Claudio de Carvalho, o representante da Guarda Civil Municipal, Luciano Ferreti e os vereadores Silvinho Brandão, Osmar dos Santos e Wellington de Moura.

O delegado do Serviço Militar da 8ª delegacia da 4ª CSM, 1º tenente Nilton Cesar Soares, parabenizou o prefeito pela iniciativa de promover a solenidade no município e destacou que é um ato cívico e patriótico.

“O motivo e real significado de todos estarem aqui é prestar o juramento à Bandeira Nacional, um compromisso de obrigação à Pátria, em caso de necessidade.  Passa a existir um vínculo entre nós, que constituímos o quadro permanente das Forças Armadas, e os senhores civis, que constituem a reserva. São aos senhores a quem apelaremos em caso de necessidade”, explicou.

Após toda a parte solene, em que foram entoados os hinos e firmado o juramento perante ao símbolo nacional, foi feita a entrega dos certificados de dispensa de incorporação a representantes, acompanhados de seus familiares.

O vice-prefeito Jurandir de Oliveira Veloso “Pelé”, em suas palavras, comentou que apesar da dispensa, “o compromisso de zelar pela nossa cidade de Ubatuba continua. Contamos com o futuro do país, que são vocês. Agradecemos, também, a presença dos pais”.

O presidente da Câmara, Silvinho Brandão, lembrou que essa é uma data cívica importante e sugeriu que, no próximo ano, a cerimônia seja realizada na Casa de Leis.

O prefeito Sato expressou seu sentimento de honra, como sargento da reserva, de participar da cerimônia, e destacou que com a dispensa, a obrigação não é encerrada e sim, tem início.

“Podemos parecer antiquados, mas é parte do que se aprende no regime militar e é muito importante que levem a sério a participação de vocês neste dia em que assumem uma responsabilidade, mesmo que a realidade de uma guerra seja distante, vocês saem daqui com o compromisso de ser melhor, de serem disciplinados e saberem que têm regras a serem seguidas e um compromisso com a cidade e a nação. Temos a sensação que na sociedade tudo é liberado, mas não, existe a disciplina e regras que devem ser seguidas”, frisou o prefeito.

“Às vezes, queremos mudar o mundo e parece não ser possível, mas é mais fácil que imaginamos. Se cada um mudar a si, corrigir a si e não ao outro, será possível. Se fizer o seu melhor dentro da regra, não precisa se importar com os outros, estará fazendo sua parte”, concluiu Sato.

O juramento à bandeira é uma cerimônia prevista no artigo 217 do Regulamento da Lei do Serviço Militar, em que o cidadão assume, diante do símbolo máximo da Pátria, o compromisso de estar à disposição do Exército Nacional em convocações emergenciais.

Confira as fotos na galeria:

9420 9427 9432 9435 9441 9455 9456 9479 9480 9481 9482 9486 9487 9488 9490 9492 9494 9495 9496 9497 9498 9499 9500 9501