Poder Executivo Municipal

Praias de Ubatuba não registram óbitos por afogamento em 2015

Praias de Ubatuba não registram óbitos por afogamento em 2015

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, mesmo com um movimento muito acima da média neste mês de janeiro, até o momento não há registro de óbitos por afogamento nas praias de Ubatuba.

Ainda de acordo com informações da corporação, já foram realizados cerca de 150 salvamentos nos últimos 22 dias e os números também indicam cerca de 600 ações preventivas diárias.

Desde o final do ano passado, uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, o Corpo de Bombeiros e a Petrobras garante maior segurança para os banhistas.

Segundo os números oficiais, mais de 90 homens atuam na região: 31 efetivos, 35 contratados pelo governo do Estado, 20 contratados pela prefeitura temporariamente, 2 do Instituto Mensageiros (Petrobras) e 8 PMs (guarda-vidas auxiliares).

As praias que contam com cobertura fixa são Ubatumirim, Puruba, Itamambuca, Vermelha do Norte, Perequê-Açu, Vermelha do Centro, Tenório, Praia Grande, Toninhas, Sununga, Lagoinha (canto direito), Maranduba e Sapê.

Nas demais praias, o helicóptero Águia e os jet-skis prestam o suporte necessário e estão sempre de prontidão para atender possíveis ocorrências.

“Com a antecipação da contratação dos guarda-vidas temporários pela prefeitura e o reforço do governo do Estado conseguimos diminuir para menos da metade o número de óbitos em 2014 na comparação com 2013. E até agora, não há registro de morte por afogamento na cidade em 2015″, comemora em nota o Grupamento de Bombeiros Marítimo.

“Desde dezembro, início da alta temporada, tivemos apenas dois óbitos, ambos por afogamento secundário. Ou seja, o banhista passa mal dentro da água e acaba falecendo por outro motivo que não é a ingestão de água no pulmão”, completa a nota.

Vale destacar que o efetivo permanece na casa de 90 homens até o fim de janeiro e que até meados da abril a cidade contará com um efetivo ampliado.

Funcionario
/* * VLibras */