Ubatuba terá prova inédita de triathlon de ultradistância no dia 27

Ubatuba larga mais uma vez na frente e vai sediar um evento inédito, denominado Ohana Kahi, a partir das 6 horas da manhã do dia 27 de outubro. Organizada pelos mesmos responsáveis do tradicional UB 515, o Ohana Kahi é uma prova piloto de triathlon de ultradistância, que exigirá de seus atletas completarem um percurso de 5 quilômetros de natação, 200 quilômetros de ciclismo e 50 quilômetros de corrida totalizando 255 km. A previsão é que 15 atletas participem da prova.

De acordo com um dos responsáveis pela organização, Alexandre Luna, espírito “Ohana” (família, em havaiano), faz com que a distância se torne um meio para o atleta entrar em contato com sua própria essência, se conhecendo melhor, fazendo com que se torne uma experiência transformadora. Ele ainda acrescentou que, assim como o UB 515, não é uma prova de tempo, mas de vencer a si mesmo.

O Ohana Kahi está em sua primeira edição e, por isso, é denominado ‘Ano Um’. “Nosso objetivo é seguir a mesma linha de quando implementamos o UB 515, cinco anos atrás, considerando um evento-teste, ou seja, o principal objetivo é por em prática nossas ideias e junto com o feedback dos primeiros atletas participantes, fazermos os ajustes para o próximo ano”, explicou o diretor da prova, Andrius Luna.

O percurso da natação, área de transição e chegada serão localizados na Praia do Perequê-Açu, em frente à sede da Companhia Municipal de Turismos de Ubatuba- Comtur.

O percurso da natação será composto por duas voltas de dois quilômetros e meio, totalizando cinco quilômetros.

O início do ciclismo será na Praia do Perequê-Açu, seguindo em direção à estrada BR101 (Rio-Santos). Os atletas seguirão na estrada até a divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde realizarão o retorno em direção ao Trevo do Caiçara e voltam à Praia do Perequê-Açu. Serão duas voltas, totalizando duzentos quilômetros.

Para a etapa de ciclismo da edição Ano Um (2018) do Ohana Kahi Triathlon Global Meeting será mandatário que o atleta tenha um carro de apoio.

A corrida será toda realizada na orla da cidade de Ubatuba, passando por diversos bairros e totalizando cinquenta quilômetros.

“O objetivo é estabelecer a prova e trazer as pessoas do mundo todo para vivenciar o triathlon como estilo de vida. O triathlon é um meio, mas o mais importante são as pessoas”, acrescentou Alexandre Luna.

“Estamos muito felizes por Ubatuba ser a escolhida para sediar um evento desse porte. Comemoramos pois, cada vez mais, a cidade vem ampliando o número de provas esportivas e modalidades que recebe, valorizando o esporte e incentivando o turismo, concluiu o secretário de Esportes e Lazer, José Alberto Jacob.