Codivap Turismo estuda implantação de projeto integrado entre secretarias

Representantes de alguns dos 44 municípios que formam o Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba – Codivap Turismo participaram da reunião mensal do órgão na tarde de terça-feira, 15, no parque Vicentina Aranha em São José dos Campos. O encontro também contou com a presença de secretários das pastas de Educação, Finanças e Cultura das cidades.

O secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Bischof, esteve presente e apreciou uma apresentação sobre a importância da inclusão do Turismo nas escolas. A presidente do Codivap Turismo, Glória Bravin, destacou a intenção de, realmente, tornar a região uma referência na busca pela inovação e recurso e falou sobre criar estratégias para envolver melhor a comunidade, pensando em fazer a diferença nas gerações futuras, pois o que se plantar agora é preciso regar para dar fruto daqui a 10 anos.

“A mudança começa pelas crianças e todas as gerações aprendem. Além disso, as iniciativas de fomento ao turismo só evoluem quando a comunidade, principalmente o jovem, se envolve e cria um senso maior de pertencimento”, complementou Glória.

A presidente expôs novamente a proposta de implantação de projeto que alia Turismo, Educação, Finanças e Cultura e falou que prevê a introdução do Turismo na fase escolar não como conceito de matéria inicialmente, mas que essa inclusão direta seja feita em um segundo momento, de forma mais transversal.

Glória salientou que o turismo não é só a estrutura física, mas algo que alia estrutura e dinheiro. “O projeto tem várias metas, dentre elas, desenvolver o potencial econômico dentro da cidade e estimulo à cidadania e incentivo ao empreendimento. Além disso, queremos fazer com que as pessoas enxerguem o turista como essência da cidade –  preparando ‘a casa’ e as pessoas para receber”, pontuou.

“A iniciativa vai envolver acriança no contexto turístico e fazê-la voltar a ser criança, brincando e aprendendo”, acrescentou.

Bischof reconheceu a importância da iniciativa e comentou que Ubatuba está estudando a viabilidade de implantação do projeto.