Poder Executivo Municipal

Peregrinação Caminhando Anchieta termina no domingo com missa em Ubatuba

Peregrinação Caminhando Anchieta termina no domingo com missa em Ubatuba

Pela primeira vez no Litoral Norte de São Paulo, a peregrinação Caminhando com Anchieta começou na manhã desta sexta-feira (26) com uma missa em São Sebastião.

A caminhada percorrerá até o próximo domingo (28) o trecho entre a cidade e Ubatuba, passando também por Caraguatatuba, e terminará na praia do Cruzeiro, na região onde encontra-se a estátua do santo.

A caminhada religiosa foi criada para incentivar a devoção a São José de Anchieta, canonizado pelo Papa Francisco no ano passado.

O Jesuíta ajudou a construir a História do Brasil, percorrendo diferentes estados, e criou o Colégio de Piratininga, inaugurado em 25 de janeiro de 1554, que deu origem à cidade de São Paulo.

Anchieta catequizou índios, fundou e construiu povoados, colégios e igrejas. Lutou contra invasores franceses no Espírito Santo e fundou e dirigiu o Colégio dos Jesuítas, em Vitória.

A ideia do projeto litorâneo, que homenageia o santo, é assumir o formato de peregrinação religiosa, como a dos Passos de Anchieta, que acontece no Espírito Santo, ligando as cidades de Vitória e Anchieta. O evento reúne cerca de quatro mil pessoas todos os anos.

De acordo com padre André Luiz Ouriques, da Diocese de Caraguatatuba, coordenador do projeto, o Caminhando com Anchieta deve também marcar o início de um turismo religioso, que sempre se pretendeu para a região.

“Temos uma história de fé com a passagem de São José por nossas praias, temos a marca de Santo Antonio em Caraguatatuba e, ainda, uma história pouco conhecida que é a aparição de Nossa Senhora, no Sertão da Quina, em Ubatuba, anos antes do Milagre de Fátima”, explicou padre André.

A Prefeitura de Ubatuba, a Fundart e a Comtur, além da Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta do Estado do Espírito Santo, estão entre os colaboradores do evento.

O projeto foi oficialmente apresentado ao Litoral Norte em 2014 através da peregrinação da imagem do Santo e da inauguração do Marco da Paz em Ubatuba.

A abertura oficial do Mês de São José de Anchieta aconteceu no dia 8 de junho, na Catedral Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba.

Outras atividades estão previstas para o mês, como a inauguração do 2º Marco da Paz, em Ilhabela, e o 2º Concurso de Música: Anchietao Apóstolo da Paz, com a final em São Sebastião.

No encerramento da peregrinação haverá música campal com a Concert Besch coral e Orquestra Pe. André Luiz Ouriques, em Ubatuba. A missa está marcada para às 17h na Praça de Eventos da cidade, durante as comemorações da Festa de São Pedro.

Funcionario
/* * VLibras */