Prefeitura e CNTur dão mais um passo para construção do Hotel Escola em Ubatuba

A Prefeitura, a Confederação Nacional do Turismo e o Sindicato dos Hotéis e Restaurantes do Litoral Norte deram na última segunda-feira (5) mais um importante passo para a construção do primeiro Hotel Escola do Brasil construído pela CNTur.

Em uma reunião no Paço Anchieta, sede do poder executivo ubatubense, o prefeito Mauricio assinou o termo de cessão de uso do terreno, localizado na região da praia Grande, onde será edificado o prédio.

O Hotel Escola compreenderá dois hotéis em um, uma área para hospedes e outra similar para os alunos, que passarão por treinamento prático e teórico no setor de aprendizagem, para depois se dirigirem ao setor principal.

A ideia inicial é a construção de 80 apartamentos na área dos hóspedes e a geração de empregos diretos e indiretos que um empreendimento desse porte gera em todas suas etapas de implantação e operação é de imensa importância para o desenvolvimento sócio econômico do município.

“Ubatuba é um dos municípios com maior número de leitos do estado de São Paulo. Um paraíso natural de muitas culturas e histórias. A implantação do Hotel Escola vem ao encontro de nosso interesse em ordenar, planejar, qualificar e desenvolver o turismo e sua mão de obra no município, exaltando Ubatuba como um receptivo com cada vez mais qualidade”, ressalta João Corbisier, secretário municipal de Turismo.

Presidente da Confederação Nacional do Turismo, Nelson de Abreu Pinto esteve presente na solenidade e comemorou o sucesso da parceria com setor público. “Tenho certeza que será muito boa para a cidade em diferentes sentidos”, opinou.

Ainda segundo o presidente da CNTur, o empreendimento é um modelo para o país. “A escola, além capacitar a população da região nas facetas do mercado mais presentes por aqui, será construída dentro de um padrão de total sustentabilidade e se tonará um exemplo de respeito ao meio ambiente”, conta Nelson.

Claudino Velloso Borges Neto, presidente do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes do Litoral Norte, também marcou presença na assinatura da cessão. De acordo com Neto, ver o projeto do hotel escola sair do papel é a realização de um sonho que começou há 30 anos, quando o sindicato foi criado.

“Nosso sonho era divulgar e fortalecer o turismo na região. Para isso, a gente precisava de mão de obra especializada, de divulgação internacional, que veio com os cruzeiros marítimos, e de um Centro de Convenções para combater a sazonalidade. Com o projeto da escola em andamento, o “tripé” começa a se consolidar”, explica Neto.

Já o prefeito Mauricio disse estar muito satisfeito em ver mais uma etapa dessa longa caminhada sendo cumprida e com apoio de sua gestão. “Esse é um segundo e importante passo para a realização desse sonho. Em Ubatuba, desenvolver o turismo, nosso principal segmento, é desenvolver a cidade. E essa sinergia entre poder público e sociedade civil organizada é imprescindível para otimizar os resultados”, comentou.