Poder Executivo Municipal

Representantes da Prefeitura de Ubatuba participam de capacitação da Aprecesp

Representantes da Prefeitura de Ubatuba participam de capacitação da Aprecesp

Ubatuba enviou representantes ao segundo workshop que compõe o curso sobre desenvolvimento estratégico do Turismo 2017, promovido pela Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo – Aprecesp em parceria com o Senac.

O evento aconteceu na última quinta-feira, 4, na cidade de Guaratinguetá e compareceram funcionários do setor de Convênios e das secretarias de Turismo e Comunicação da Prefeitura de Ubatuba, além do vereador Welington de Moura.

O objetivo da Aprecesp é fomentar o turismo paulista, divulgando o estado e também atraindo turistas internacionais com base em uma gestão descentralizada e participativa. “O turismo é fator de desenvolvimento social e econômico”, frisou o gerente executivo Aprecesp, Carlos Fernando Zuppo.

Regionalização

A serie de workshops visa consolidar um grupo de trabalho, capacitando seus membros para trabalhar com o ranqueamento das estâncias tuirísticas do Estado, previsto para abril / maio de 2018. O objetivo do curso é preparar a estância para esse ranqueamento, com base na Lei 1.261 de 2015, mostrando os pontos fortes e fracos do município, o que e como é necessário  desenvolver determinados aspectos trabalhando, principalmente, com o plano plurianual.

Zuppo destacou que a intenção é que “o prefeito de cada escolha esse time, por meio de ato oficial,  e constitua um grupo de trabalho”.

A Lei 1.261 estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico (MIT) e dá providências correlatas – o que influencia diretamente no valor do repasse de recursos conforme classificação.

Confira alguns temas abordados na ocasião:

2ª Aula  – Workshop Tendências e planejamento: como definir parâmetros e projetos estratégicos para sua gestão.

Objetivo: Apresentar critérios, indicadores e parâmetros estabelecidos por documentos norteadores oficiais, bem como suas interconexões com o planejamento turístico estratégico de forma a criar referenciais que inspirem o surgimento de propostas para o setor.

Programa:

  • Benchmarking de Planos Estratégicos de turismo;
  • Ferramenta de Planejamento Estratégico Situacional PES;
  • Debate articulado sobre tendências e desafios;
  • Análise dos principais documentos de parametrização

O foco foi voltado para o conceito de cidades inteligentes, que se consolidam como espaços turísticos inovador es que dispões de tecnologia de ponta, sem esquecer o desenvolvimento sustentável.

A palestra ressaltou  a importância de visualizar e acompanhar as tendências do mercado, como a economia compartilhada, criando algo inovador, compreendendo seu rumo,  antecipando a mudança e gerando valor ao público.

Funcionario
/* * VLibras */