Secretários de Turismo realizam 5ª reunião do “Circuito Litoral Norte”

No dia 17 de abril, os secretários de Turismo das cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela realizaram a quinta reunião do Circuito Litoral Norte.

O objetivo do Circuito é a integração das quatro cidades da região em uma pauta única na busca de parcerias, apoio e planejamento ao desenvolvimento turístico do Litoral Norte de São Paulo.

O encontro aconteceu na cidade de Ilhabela e discutiu vários assuntos, dentre eles, a  fiscalizaçãoe aplicabilidade da Lei Nacional do Turismo no tocante aos estabelecimentos de hospedagem que atuam de forma irregular e apresentam um número crescente na Região.

Também foi abordada a elaboração de um material audiovisual e de folheteria com os quatro Municípios, que contará com informações sobre a cultura, gastronomia, praias, roteiros, hospedagem e história do Litoral Norte, tendo parte do material financiado pela Secretaria Estadual de Turismo.

O intuito é mostrar a potencialidade da região nas Feiras de Turismo.  “Precisamos nos desenvolver juntos, pois nossas características são parecidas e podemos, dessa forma, planejar melhor nosso crescimento e propostas, onde as quatro cidades mostrem suas peculiaridades”, comentou o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Bischof.

Abaixo-assinado

No início do mês, os quatro secretários fizeram um abaixo-assinado on-line, por meio do qual solicitaram melhores serviços de internet à Operadora Vivo. Na reunião, receberam os Procons de Ilhabela e de São Sebastião e discutiram a precariedade dos serviços prestados ao Litoral Norte. Foi agendada uma reunião com o Ministério Público para o dia 25 de abril, na qual essas reivindicações serão encaminhadas. Segundo os representantes do Procon, a Vivo é a empresa recordista em reclamações na região.

Mais assuntos

O Presidente do CONTUR de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano, sugeriu uma reunião dos empresários do setor hoteleiro com as Agências E-HTL Viagens online e com a Trend Lazer, para que o Litoral Norte possa discutir suas potencialidades e prováveis parcerias. Ainda foi enfatizada a importância da participação regular nos encontros da Associação das Prefeituras das cidades Estâncias do Estado – Aprecesp.

Na ocasião, também foi planejada a apresentação do Circuito Litoral Norte aos quatro prefeitos, que acontecerá no dia 15 de maio e que vai estudar a possibilidade da criação de um consórcio entre os quatro municípios.