Setur promove reunião sobre fiscalização dos atrativos do município

Na última quinta-feira, 16 de março, diversos setores da Prefeitura de Ubatuba se reuniram para discutir estratégias de fiscalização dos atrativos turísticos do município.

O encontro foi conduzido pela Secretaria de Turismo, que abordou situações registradas durante a temporada de verão 2016/2017, cujo diagnóstico apontou a falta de um padrão sustentável de turismo, que acaba colocando em risco a integridade ambiental do local, bem como a segurança dos visitantes, além da constatação de práticas ilegais como acampamento, churrasco, degradação, depósito de lixo e prestação de serviços em locais não autorizados.

De toda a cidade, cinco foram os atrativos mais afetados, que acabaram sendo os focos de discussão: Ilha das Couves, cachoeira do Prumirim, Ilha do Prumirim, trilha das Sete Praias  e praias desertas.

Ronaldo Dias Júnior- “Nuno”, Chefe de Gabinete, falou sobre algumas solicitações do prefeito Délcio Sato (PSD) quanto a uma fiscalização mais efetiva de Norte a Sul do município no tocante a estabelecimentos, ambulantes, estacionamentos e infraestrutura adequada ao turismo da cidade.

“Sabemos dos enormes problemas que a cidade passa, mas a gestão tem se planejado e já vem colocando em práticas algumas ações com o objetivo de mudar o quadro de abandono e ingerências em vários segmentos”, acrescentou Nuno.

Estiveram presentes representantes da secretaria municipal de Meio Ambiente, Comtur, Gabinete, Guarda Civil Municipal, Parque Estadual da Ilha Anchieta, Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, Policia Ambiental Marítima, Policia Ambiental Terrestre, Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte (APAM-LN ) e Associação Coaquira de Guias, Monitores e Condutores de Ubatuba.