Tradição, música e gastronomia marcam feriado em Ubatuba

Ubatuba recebeu uma série de eventos no último fim de semana que enalteceram a tradição, a cultura, a diversidade musical, a religiosidade e a farta gastronomia em diferentes regiões do município.

Na quinta-feira (9), a 15a Festa da Mandioca começou no Sertão do Ubatumirim com extensa programação cultural e gastronomia caiçara. Teve Congada de Bastões, dança da Xiba do Prumirim e as apresentações da banda Praieira e da dupla Nako e Rafael.

Na sexta-feira (10), artistas plásticos e artesãos dos setoriais da FundArt iniciaram a Mostra de Inverno em frente ao Sobradão do Porto. O espaço fica aberto o até o fim do mês e inclui a exposição Império do Divino, que enfeita o antigo casarão com suas bandeiras e artefatos.

Ainda na sexta, a cena cultural e tradicional se espalhou pela cidade. No centro, a Paróquia Exaltação da Santa Cruz e a Diocese de Caraguatatuba deram início a 149a Festa do Divino Espírito Santo, com a saída do Império do Divino do Sobradão.

Logo após a missa solene, a praça da Matriz se transformou em um grande evento, com comidas típicas, sorteios, bingo e o grupo musical Juventude do Samba.

No sábado (11) a festa julina da comunidade do Ipiranguinha reuniu centenas de pessoas na região oeste. “A tradicional festa mostrou a alegria, religiosidade e cultura tão ricas em Ubatuba”, comentou Cristina Prochaska, diretora-presidente da FundArt.

Para fechar o fim de semana prolongado com chave de ouro, a Praça da Matriz recebeu a cantora Elaine Moreira na noite do último domingo (12) e a multidão ainda fez fila para participar do famoso bingo da Matriz.

“Prefeitura, FundArt e Comtur firmaram uma parceria para que todos os eventos recebessem o apoio necessário. É consenso que as tradições populares devem ser fomentadas no município e é consenso também que elas agitam a cidade com turistas e moradores presentes nos eventos. Seguimos com nosso objetivo de movimentar a cidade na baixa temporada”, explica Prochaska.

Para o prefeito Mauricio, que marcou presença nas festividades, os eventos mostram o quanto Ubatuba é rica em cultura e como seu povo se une para celebrar as diferentes e tradicionais manifestações do município.

“Respeitamos a fé, a religiosidade e a pluralidade, transformando Ubatuba em um ambiente propício para receber todos os tipos de demonstrações culturais dos bairros. Assim fomentamos a diversidade, o turismo e a tradição. Essa é uma das prioridades de nossa gestão”, afirma Mauricio.