Poder Executivo Municipal

Ubatuba participa de mais uma oficina sobre desenvolvimento estratégico do Turismo

Ubatuba participa de mais uma oficina sobre desenvolvimento estratégico do Turismo

Representantes da Prefeitura de Ubatuba participaram da terceira oficina do curso sobre desenvolvimento estratégico do Turismo– uma parceria entre a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), realizada na quinta-feira, 8, em Guaratinguetá.

Neste encontro, foram discutidos aspectos como o Plano Plurianual (PPA) e direcionamentos para ter acesso ao fundo de fomento ao Turismo. Para os próximos encontros, estão previstos os temas governança integrada e compartilhada e marketing – investimento e promoção da competitividade.

Os cursos e workshops de capacitação em turismo visam incentivar o diálogo e gerar ideias para o fortalecimento do setor. “Nosso sonho é o de não envolver somente o trade turístico, mas toda a população e a cidade no desenvolvimento do turismo, compartilhando espaço com os segmentos organizados na sociedade”, salientou o diretor-executivo da Aprecesp Fernando Zuppo.

Durante a discussão sobre a destinação das verbas do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), de acordo com a Lei 1261, foi reforçada a aplicação de 85% para infraestrutura e 15% aos serviços – o que é aconselhável, mas não uma obrigação. Sobre o assunto, o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Bischof, comentou que no município em 2017, os 85% serão investidos na revitalização das orlas da Maranduba e da avenida Iperoig e os 15% para a realização de eventos (como o aniversário da cidade, o Natal, o Solstício de Verão, Caminhos da Anchieta/ Paz de Iperoig), o Salão de Belas Artes e investimento em mídia. “Nosso planejamento está de acordo com o que foi colocado no workshop. Nosso objetivo é investir ainda mais no Turismo, principalmente capacitando o receptivo, pois estamos na iminência do retorno das paradas dos cruzeiros marítimos”, enfatizou Bischof.

Durante o workshop, os presentes desenvolvem uma serie de tarefas para aplicar, na prática, o conteúdo exposto sobre o tema abordado. A próxima etapa acontece no dia 06 de julho, também em Guaratinguetá. A conclusão das oficinas e a entrega dos certificados está prevista para setembro e será realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

Funcionario
/* * VLibras */