Ubatuba realiza encontro de acertos para Solstício de Verão

O dia 22 de dezembro marca o início do verão no Litoral Norte e Ubatuba é a primeira cidade onde a estação chega. Para comemorar o acontecimento, denominado Solstício de Verão, a secretaria de Turismo, realiza um evento com o mesmo nome.

“O verão começa no instante em que o sol, às 12h59 (horário de verão) de 22 de dezembro, cruza sob a linha imaginária do Trópico de Capricórnio e passa sobre a cidade, que é a única a beira-mar onde isso acontece. É uma alegria. Além disso, é o momento do “ zênite Solar” – quando o sol fica a pino e é o dia mais longo do ano”, explicou o secretário de Turismo, Luiz Bischof.

Por esse motivo, a praça Capricórnio será o ponto de encontro te todas as guarnições de polícia de Ubatuba para que, no referido horário, o giro-flex das viaturas seja acionado durante um minuto, saudando o início da estação. Devem comparecer as seguintes instituições:  Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Cilvil, Ambulância da Saúde, Samu, Polícia Militar Ambiental, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal.

Em seguida, os índios da aldeia Boa vista irão celebrar o momento realizando a “dança do Sol”. O evento também contará com apresentação de dança do ventre da Fundart e um momento promovido por praticantes de Yoga.

“Será uma ação simultânea nas quatro cidades que compõem o Circuito Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião) e o objetivo de demonstrar a união e atuação conjunta de todas as forças policiais, principalmente em Ubatuba, demonstrando aos turistas que estamos preparados para a chegada da temporada, com o apoio das forças policiais, Conselho Municipal de Segurança (Conseg) e Associação Comercial de Ubatuba (Aciu)”, acrescentou Bischof.

A iniciativa celebra, inclusive, a chegada do reforço policial e o início da Operação Verão 2017/2018 na cidade.   De acordo com reunião realizada no gabinete do Prefeito no dia 19 de setembro, em que participaram o capitão da 3ª Companhia da Polícia Militar em Ubatuba, Robert Scott Bromocato Neill e os pilotos do helicóptero Águia, capitão Rubem Melo de Freitas e major Adailton Álvaro de Rezende Junior, ficou alinhado que o helicóptero Águia atenderá todo o Litoral Norte e ficará baseado em Ubatuba. Além disso, durante a Operação, o município receberá 170 policiais militares. A Prefeitura será responsável pelo fornecimento de alimentação para o efetivo excedente.