Prefeitura disponibiliza sistema online de emissão de certidões

Desde o início de janeiro, já está em funcionamento um sistema online para emissões de certidões de tributos imobiliários pela Prefeitura Municipal de Ubatuba. O sistema pode ser acessado pelo Portal de Serviços da Prefeitura, disponível no link http://servicos.ubatuba.sp.gov.br/.

Pelo Portal, é possível solicitar a certidão desejada, emitir o boleto da taxa do serviço e, assim que o pagamento for confirmado, receber a certidão por e-mail no formato PDF. Com isso, o tempo de emissão de certidão foi reduzido de 10 para no máximo 2 dias. “Essa é mais uma iniciativa que reduz a burocracia e poupa o tempo do cidadão, criando um processo ágil e impessoal”, explica Adriano Felix Narcizo, Diretor de Sistemas de Informação da Prefeitura.

Segundo Pedro Seno, Secretário Municipal de TI, o contribuinte pode imprimir até oito tipos diferentes de certidão. “As certidões mais comuns disponíveis são as certidões negativas e positivas de débitos, mas temos outros modelos disponíveis. E cada uma destas certidões tem um código único e criptografado que permite sua validação no próprio Portal, evitando qualquer tipo de falsificação”.

O lançamento desse sistema foi feito durante um café da manhã realizado com a Associação dos Contadores de Ubatuba no último dia 12 de janeiro, na sede do Instituto de Previdência Municipal. Nesse café, foram também expostas algumas necessidades dos contadores e os projetos da Prefeitura em andamento.

O Prefeito Maurício ressaltou a importância do trabalho dos Contadores do município e do projeto de desburocratização da Prefeitura. “Nossa Secretária de Fazenda, Isabella Vassão, é contadora por formação. Nosso adjunto, Wanderson Pires, também. E o trabalho deles e de todos aqui é fundamental para o desenvolvimento econômico de Ubatuba. Estamos trabalhando pra tornar a Prefeitura uma máquina cada vez mais eficiente, alavancando o crescimento da cidade”.