Com apoio da Prefeitura, novo Detran de Ubatuba começa a funcionar

Já está em funcionamento desde esta segunda-feira, 26 de outubro, a nova unidade do Departamento de Trânsito Nacional (Detran-Ciretran) da cidade. Localizado na av. Professor Thomaz Galhardo, 1.172, Centro, o posto tem padrão de atendimento inspirado no Poupatempo, com infraestrutura moderna, novos equipamentos e mobiliário, comunicação visual facilitadora, funcionários treinados nos serviços de trânsito, condições de acessibilidade, pagamento de taxas com cartão de débito, entre outros benefícios.

A instalação da nova unidade é resultado de convênio estabelecido entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Ubatuba, que é responsável pelo aluguel do edifício e pela cessão de quatro funcionários e guardas mirins para o apoio ao atendimento.

No novo local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, serão prestados todos os serviços de trânsito relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a veículos. A vistoria de identificação veicular é realizada por Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs) e o serviço de lacração é feito por uma empresa terceirizada na rua Conceição, s/n, Centro, próximo à unidade de trânsito.

Outra novidade do posto é a aplicação da prova teórica eletrônica para os candidatos à primeira habilitação. A partir do dia 27, os exames teóricos serão realizados em seis computadores (sem uso de papel e caneta), com a divulgação do resultado na hora. Em média, são realizadas 200 provas teóricas por mês em Ubatuba.

detran-1

Para mais informações sobre o serviço do Detran, acessar o portal www.detran.sp.gov.br ou ligar para o Disque Detran.SP no 0300–101–3333, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Para críticas, elogios e sugestões, fale com a Ouvidoria do Detran.SP pelo portal, na área de “Atendimento”.

Serviços da Coordenadoria de Trânsito Municipal

No mesmo local do Detran também já estão funcionando a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social e a Coordenadoria de Trânsito de Ubatuba, responsável pela emissão de cartões de idosos e de deficientes, a apresentação de recursos sobre multas municipais e a indicação de condutores de veículos com infração. Documentos para a secretaria também podem ser protocolados no mesmo local.

Para obtenção do Cartão de Estacionamento de Idoso, é preciso comparecer ao local entre 9 e 17 horas com originais e cópia xerox dos seguintes documentos: CNH ou RG e CPF, comprovante de residência e uma foto autal 3×4. A carteira é emitida na hora.

Já para o Cartão de Estacionamento de Deficientes, além desses documentos, é necessário apresentar o laudo médico comprovando deficiência de locomoção. A decisão é dada em até 48 horas.

detran-2