Projeto Tamar comemora seus 25 anos junto com o aniversário de Ubatuba

O Tamar está completando 25 anos de atividades em Ubatuba, e para comemorar seu aniversário, vai realizar a V Corrida de Canoas “Amigo Pescador” em homenagem e agradecimento aos pescadores que são os parceiros fundamentais na proteção das tartarugas marinhas. Neste ano, em especial, o evento acontecerá no dia 28 de outubro, data do aniversário de 378 anos da Cidade de Ubatuba, na Praia do Cruzeiro, em realização conjunta com a III Corrida de Canoas “Maria Comprida” promovida pela FUNDART. O público também poderá presenciar a soltura de uma tartaruga marinha que foi reabilitada no Tamar e será devolvida ao mar. A soltura está marcada para acontecer às 11h, durante a corrida de canoas.

Conservação e Pesquisa

O trabalho de conservação e pesquisa voltado à interação das tartarugas marinhas com a pesca na região foi iniciado em 1990 com um levantamento inicial que identificou as diversas modalidades de pesca que capturam tartarugas incidentalmente no município. Pouco a pouco foi estabelecida uma parceria com os pescadores artesanais no município que voluntariamente informam ao Tamar sobre as capturas de tartarugas e sobre o funcionamento das pescarias. A partir deste esforço conjunto entre Tamar e pescadores, foram devolvidas vivas ao mar mais de 10.000 tartarugas capturadas incidentalmente na pesca nestes 25 anos.

Com as informações coletadas sobre tartarugas mortas em redes, foi possível identificar e conhecer o funcionamento da pescaria que causa maior mortalidade no município e estudar formas de reduzir as captura das tartarugas. A proposta de evitar a pesca com redes durante o dia próximas as costeiras, praticando-a somente a vem sendo divulgada aos pescadores e bem aceita pelos mesmos, se mostrando uma pratica efetiva para reduzir a mortalidade de tartarugas verdes com mínimo prejuízo a atividade de pesca.

Educação Ambiental no Centro de Visitantes

No Museu aberto da Tartaruga Marinha, mais de 2 milhões de visitantes, entre moradores locais, estudantes e turistas, já tiveram a oportunidade de conhecer de perto as tartarugas marinhas aprendendo um pouco sobre a biologia destas espécies, sobre as atividades humanas que ameaçam as populações de tartarugas marinhas e como ajudar a proteger estas espécies.

Mais de 2000 universitários, entre estudantes de biologia, oceanografia, veterinária e outros cursos das áreas de ciências naturais, vindos de todos os estados do país e de outros países, tiveram no Tamar Ubatuba sua primeira oportunidade de estágio dando os primeiros passos em suas carreiras profissionais voltadas à proteção da fauna e do meio ambiente!

Cultura e Conservação

Em 2010, o Centro de Visitantes do Tamar construiu o “Casco Acústico”, montado especialmente para acolher as manifestações artísticas e culturais locais, onde através da arte pode-se estender a mensagem da conservação a todos os públicos! Centenas de artistas, entre amadores e profissionais, populares e eruditos, regionais ou de expressão nacional já puderam se apresentar no Tamar nestes últimos anos. O apoio à arte e às tradições se estende também através da participação do Tamar nas festas das comunidades e corridas de canoas em todo o município!

Inclusão Social

Nos Programas de Inclusão Social, em ações com a comunidade através dos Grupos produtivos de Costureiras do Camburi e da Picinguaba, mais de 15 famílias já foram beneficiadas com a renda proveniente da venda de produtos artesanais vendidos nas lojas Tamar, além de cursos de capacitação oferecidos com o apoio do Projeto. As costureiras e artesãs atuam na produção de “tartareias”, tartarugas de pano preenchidas com areia (Camburi) e de peças como panos de prato, toalhas, tapetes, almofadas, jogos americanos, cama e mesa, bolsas, todos bordados e pintados com motivos ligados ao mar (Picinguaba).

Desde 1997, o Tamar mantém o Programa de inclusão social e educação ambiental ‘Nosso Papel de Futuro’, que já atendeu cerca de 150 jovens em situação de vulnerabilidade social. Eles participam de atividades ecoformativas, artísticas e de auto-conhecimento, que incentivam a atuação mais consciente perante seu próprio futuro e seu papel na sociedade e no planeta. Muitos deles hoje fazem parte da equipe do Tamar!

Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Sociambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais.

Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.