Confira a programação cultural do 378º Aniversário de Ubatuba

A programação do aniversário de 378 anos da cidade de Ubatuba trará para o público presente diversas apresentações de grupos que promovem a cultura tradicional na cidade. Ela começa às 10 horas, na Praia do Cruzeiro, com a corrida de canoas. Desta vez, ela acontecerá em parceria com o Projeto Tamar, que em 2015 comemora seus 25 anos de atuação em Ubatuba.

Após a corrida de canoas, o grupo Fandango Caiçara, composto por jovens e antigos mestres tocadores da região, se apresenta às 14 horas no palco em frente às tendas da Feira das Nações, trazendo toadas inspiradas no modo de vida caiçara.

Depois do fandango é a vez do grupo Grupo Ô de Casa, que se apresenta às 15 horas. Composto por jovens e crianças do Quilombo da Fazenda e coordenado por Leonardo Stevan, oficineiro da FundArt, o repertório do grupo inclui toques e danças do jongo, uma manifestação cultural afro-brasileira presente, sobretudo, no sudeste do país.

Às 17 horas, o grupo de Ballet da FundArt, reconhecido internacionalmente pelo desempenho das bailarinas, fará intervenções em solo e grupo.

O fechamento da tarde ficará por conta do Maracatu Itaomi, que junto com integrantes do grupo Odé da Mata, de Caraguatatuba, farão uma apresentação seguida de cortejo na Praça de Eventos a partir das 18 horas.

Corridas de canoa “Amigo Pescador” e “Maria Comprida” acontecem juntas

Uma grande corrida de canoas irá acontecer na comemoração do aniversário do município. A FundArt e o Projeto Tamar promovem em parceria a V edição da Corrida de Canoas “Amigo Pescador” e a III Corrida de Canoas “Maria Comprida”. A corrida Amigo Pescador é em homenagem e agradecimento aos pescadores, parceiros fundamentais na proteção das tartarugas marinhas. Para saber mais sobre o projeto, visite o link: http://ubatuba.link/hB

Após a corrida, o público também poderá presenciar a soltura de uma tartaruga marinha que foi reabilitada no Projeto Tamar e será devolvida ao mar. A soltura está marcada para acontecer às 11 horas, durante a corrida de canoas.