Atletas de Ubatuba participam da última etapa do Hang Loose Surf Attack

A Capital do Surfe marcará presença na 3ª e última etapa do Hang Loose Surf Attack, que acontecerá nesta semana, de 20 a 23 de outubro, na praia de Camburi, em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. Ubatuba participará com mais de 20 atletas, e o evento que pretende reunir mais de 200 atletas, de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Bahia, também contará com a participação de outros países como Peru e Equador.

O Hang Loose Surf Attack é uma competição voltada para surfistas com até 18 anos completos em 2022, nas categorias Sub12, Sub14, Sub16 e Sub18, feminino e masculino. A Prefeitura de Ubatuba por meio da Secretaria de Esportes e Lazer em parceria com a Associação Ubatuba de Surf (AUS) apoia os atletas. O evento contará com transmissão ao vivo e uma premiação de até 70 mil, a maior já oferecida em seus 35 anos de história.

Durante esta etapa do Hang Loose Surf Attack 2022, no domingo, dia 23, será realizada uma disputa que definirá o título Paulista por Cidades de 2022 (CPS). A Copa São Paulo conta com a homologação da Federação de Surf do Estado de São Paulo, é apresentada pela Soul Electric, e será disputada pelos quatro municípios melhor classificados no ranking final por cidades da 35ª edição do Hang Loose Surf Attack.

Nas duas primeiras etapas do Hang Loose Surf Attack 2022, que aconteceram nas cidades de Mongaguá e Guarujá, Ubatuba esteve em segundo lugar no ranking, atrás somente de São Sebastião.

O município que for anunciado campeão ao final do circuito 2022, terá um crédito com a Federação de Surf do Estado de São Paulo, que se compromete em ajudar na realização da 1ª etapa do Municipal de 2023, investindo 4 mil reais em premiação (blocos e acessórios de surf para os atletas) e mil reais para ajudar nos custos do staff técnico, totalizando o investimento de 5 mil reais.

Prefeitura investe em competições de surfe

A Prefeitura de Ubatuba fomenta iniciativas com associações sem fins lucrativos por meio de termos de parceria. Uma dessas entidades é a Associação Ubatuba de Surf (Aus), cuja parceria acontece desde 2006 visando o desenvolvimento dos torneios da modalidade no município.

Atualmente, o valor desse repasse que subsidia as ações da entidade, auxiliando na realização de campeonatos da modalidade no município de Ubatuba, é de R$100 mil reais e todos os anos a Aus tem o dever de apresentar a prestação de contas, garantindo que o recurso seja aplicado de maneira correta.

Em 2014, a Aus passou a ter três planos de trabalho, acrescentando a competição estadual Hang Loose Surfe Attack à lista de contempladas pela verba. Ela é a continuação do trabalho de base já feito, com a participação de competidores de todo o Brasil com até 18 anos.

O investimento é de R$ 30 mil em três etapas – sendo que desse montante, 20 mil são somente para a inscrição dos atletas. Desta maneira, o restante é aplicado em transporte, alimentação e hospedagem.