Poder Executivo Municipal

Fundart apresenta balanço das atividades culturais em Ubatuba

Fundart apresenta balanço das atividades culturais em Ubatuba

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart – completou 35 anos de incentivo à preservação, criação e divulgação da cultura do município, tendo promovido ou colaborado com cerca de 60 eventos ao longo de 2022. Além das festividades, a fundação também atendeu 1.084 alunos em 28 oficinas culturais espalhadas pela cidade.

No último ano, a Fundart organizou 10 eventos já tradicionais no município, entre eles a Festa de São Pedro Pescador; Caiçarada; Festival de Cultura Popular; Salão Ubatuba de Artes Visuais; e Negro de Todas as Cores. Por meio do “Programa de apoio a eventos na municipalidade para o ano de 2022” foram outras 15 festas culturais, como o Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba (FICSU); No Mapa da Mata; Aniversário do Grito de Maria, entre outras.

A Fundart também colaborou para o acontecimento de mais 35 eventos que ajudam a manter viva a cultura das comunidades tradicionais da cidade, como a caiçara, indígena e quilombola. Destaque para o Festival de Cultura do Camburi; Circuito de Canoas Caiçaras; e Festival de Cultura Guarani Mbya.

A diretora-presidente da Fundart, Natália Barbosa da Silva, lembra que no ano passado os eventos voltaram a ganhar força com a amenização da pandemia do coronavírus e que para 2023 a previsão é intensificar ainda mais as festividades locais.

“A grande expectativa para este ano é a realização da 100ª edição da Festa de São Pedro Pescador. Essa é a maior festividade de Ubatuba, que acontece em junho, e a Fundart está preparando algo marcante para a comemoração. Agora em fevereiro já está programado o Festival de Marchinhas Carnavalescas e o Carnaval Histórico na Praça da Matriz”, destacou a presidente.

Natália lembra ainda que as oficinas culturais do Projeto “Cultura e Arte por Toda Parte” são outros grandes exemplos da importância do trabalho oferecido pela Fundart em Ubatuba. Os mais de mil alunos matriculados puderam escolher entre cursos de ballet, danças urbanas, jazz, dança do ventre, breaking dance, teatro, violão, piano, cavaquinho, capoeira, fotografia, pintura, desenho, costura, entre outras oficinas.

“Foram muitas atividades oferecidas envolvendo 26 arte-educadores. Em breve divulgaremos o início das inscrições para as oficinas de 2023 e a disponibilidade dos cursos que serão oferecidos. Aguardem”, finalizou a presidente da Fundart.

/* * VLibras */