Poder Executivo Municipal

Equipe da Saúde de Ubatuba visita Banco de Leite Humano em Caraguá

Equipe da Saúde de Ubatuba visita Banco de Leite Humano em Caraguá

Para conhecer a estrutura e o funcionamento do Banco de Leite Humano de Caraguatatuba, uma equipe da Secretaria de Saúde de Ubatuba visitou na manhã desta quarta-feira (9) o projeto na cidade vizinha para viabilizar a implantação de um posto de coleta de leite materno no município e contribuir com a demanda da região.

O grupo foi composto pela secretária de Saúde – Sheila Barbosa, acompanhada pela diretora de Especialidades – Aline Monteiro, pela enfermeira do Centro de Especialidade da área materno-infantil – Adelina de Oliveira Leite, e pela técnica de enfermagem – Débora Oliveira.

A secretária de Saúde ressalta que a demanda de leite humano no banco de Caraguatatuba é maior do que a quantidade existente. “O banco de leite necessita aproximadamente de 12 litros por semana, mas atualmente consegue arrecadar apenas 8 litros. A procura é grande e precisamos contribuir com a demanda”, explicou Sheila.

De acordo com a secretária, Ubatuba vai intensificar a divulgação para captar mais mamães que possam fazer a doação do leite materno e também iniciar uma campanha para arrecadação de frascos de vidro utilizados para o armazenamento do leite.

“Nossa primeira ação em conjunto será contribuir com a demanda atual do banco de leite, estimulando a doação e realizando o transporte adequado, dentro de um cronograma que viabilize a utilização do leite materno. Paralelamente a isso, iniciaremos os estudos para a implantação do posto de coleta em Ubatuba. Já temos um projeto com os gastos necessários apresentados pela enfermeira Ana Claudia Tripac, coordenadora do Banco de Leite de Caraguá, e iremos buscar recursos para viabilizar e equipar o posto em nosso município”, comentou.

A doação de leite materno é muito importante, principalmente, para manter a alimentação de bebês prematuros e recém-nascidos. O leite materno reduz a mortalidade infantil, aumenta a imunidade e contribui para o desenvolvimento saudável da criança.

                               

/* * VLibras */