Campeões do Festival Estudantil de Surf fazem a festa

Apresentada pela Prefeitura de Ubatuba e organizada pela Associação Ubatuba de Surf, a terceira edição do Festival Estudantil de Surf de Ubatuba terminou no fim da tarde deste sábado, 7, e consagrou os campeões das cinco categorias no Perequê-Açu.

Na Masculino Sub 12, Diego Aguiar segue imbatível e faturou mais um título na temporada. Didi, como é conhecido pela comunidade ubatubense, ganhou o brasileiro e paulista de sua categoria em 2015 e é franco favorito ao título do Ubatuba Pro Surf.

“Foi uma temporada muito boa para minha carreira. Viajei, ganhei eventos importantes e consegui evoluir bastante. Ano que vem quero manter o ritmo. Acho que vou para o Hawaii em janeiro”, contou o prodígio, aluno da escola Tancredo.

Na Masculino Sub 16, Gabriel Ramos, irmão do top Saulo Jr, voou nas marolas e levou mais um caneco para o Tancredo. “Achei uma esquerda boa no começo e a direita boa no fim. Acertei o aéreo rodando e levei o circuito. Legal disputar esse evento e correr essas baterias de alto nível”, comentou Ramos.

Na Masculino Sub 18, quem se deu bem foi Raul Reis, aluno da escola Dionísio. “Essa molecada surfa muito. Muito legal correr com eles. Consegui fazer as notas e vencer. Estou amarradão”, comemorou Reis.

Na Feminino Sub 14, Luana Soares subiu ao lugar mais alto do pódio e garantiu um troféu para a escola Maria do Carmo. “Gostei muito de competir e mais ainda de vencer”, brincou a pequena campeã, de apenas 10 anos.

Já na Feminino Sub 18, Açucena Vaz, aluna da escola Dionísio, confirmou o favoritismo e garantiu o tricampeonato do circuito. “Fechei minha vida de estudante com chave de ouro. Este é meu último ano no estudantil e fico muito feliz de ter vencido as três edições que disputei”, declarou Vaz.

O circuito aconteceu em ondas de fracas, com menos de meio metro, muito boas para competidores iniciantes. Apesar da chuva não dar trégua, o público marcou presença para acompanhar as baterias nos quatro dias de campeonato. Mais de 200 alunos de diferentes instituições de ensino participaram das disputas.

Idealizador do festival, Fabio Lima é Coordenador do Setor de Surf da Secretaria Municipal de Esportes. Técnico de diferentes gerações de surfistas ubatubenses, Fabinho destacou a importância do projeto Surf nas Escolas na consolidação do Festival Estudantil.

“O evento cresceu desde a primeira edição em 2013 e isso é muito legal. Agora temos o palanque, uma estrutura melhor e a adesão de mais escolas”, avaliou Lima.

“Ver os alunos do Surf nas Escolas destacando-se nas baterias enche a gente de orgulho. Com o projeto, colocamos professores especializados dentro das instituições da cidade e eles estão preparando a garotada para as competições. Essa interação entre esporte e educação é muito importante do ponto de vista pedagógico”, completa.

O prefeito Mauricio Moromizato parabenizou os organizadores, os pais, os atletas, suas famílias, todas as pessoas envolvidas e disse estar muito satisfeito em ver o sucesso de mais uma edição do festival, que começou no primeiro ano de sua gestão.

“Esse circuito está só começando e veio para ficar. Ele é mais um espaço criado pela nossa gestão de convívio entre os alunos e os pais das escolas das diferentes regiões de Ubatuba. Vamos continuar com nossa política de unir a cidade, proporcionar o encontro entre as famílias e fomentar atividades saudáveis. Para nossa equipe, projetos como este tem grande valor”, comentou Mauricio.

Resultados do III Festival Estudantil de Surf de Ubatuba

2 Alexandro Santos

3 Gabriel Medeiros

4 Wesley Rodrigues

A Prefeitura de Ubatuba apresenta o Circuito Estudantil de Surfe. Organização: Associação Ubatuba de Surf. Supervisão: Federação Paulista de Surf. Patrocínio: Surf nas Escolas, Federal Art, Escola Municipal de Surf, Apoio: Boteco Sardinha, Aquário de Ubatuba, Wizard, Up Drop, Adriano Art, Itamambuca Eco Resort, SP, Tachão de Ubatuba, Comtur.