Poder Executivo Municipal

Secretaria do Meio Ambiente lança campanha “Cidade Linda, Cidade Limpa!”

Secretaria do Meio Ambiente lança campanha “Cidade Linda, Cidade Limpa!”

A Secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba realiza a campanha de conscientização ambiental “Cidade Linda, Cidade Limpa!”. A ação tem como objetivo desenvolver trabalhos de conscientização ambiental com moradores e turistas, para reforçar suas responsabilidades na manutenção para um ambiente mais limpo.

A campanha tem início com a instalação de lixeiras com adesivos personalizados para indicar o descarte correto em cada uma. Como parte das ações, os caminhões de coleta de resíduos sólidos também contarão com adesivos educativos, e outdoors serão instalados com campanhas de conscientização ambiental pela cidade. Ainda neste primeiro semestre de 2023 será iniciada a coleta seletiva no município.

O secretário de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho, destacou que com a inclusão de simples atitudes cotidianas, a população minimiza grandes problemas. “Essas ações são decorrentes de um plano de trabalho que foi definido em dezembro junto com o Conselho Municipal de Meio Ambiente. O serviço de limpeza urbana faz parte do cronograma da Prefeitura, mas manter a cidade limpa deve ser um dever de todos”.

Confira algumas orientações:

– Nunca descarte resíduos na areia, no mar, nem os enterre. Um simples copinho plástico pode levar centenas de anos para se decompor. Recolha todos os resíduos que você gerar e descarte-os de forma adequada.

– Não alimente peixes, aves e outros animais silvestres, pois isso prejudica a saúde dos animais e causa desequilíbrios ecossistêmicos.

– Não leve animais domésticos para a praia.

– Em caso de construção ou reformas, o morador deverá depositar cargas de areia, brita e demais materiais nos limites de sua propriedade. Materiais de construção não podem ficar em vias públicas e passeios.

– A instrução vale também para os estabelecimentos comerciais que descarregam blocos, areia e brita nas calçadas ou vias públicas.

– Procure um profissional para elaborar o projeto arquitetônico de uma obra antes da execução. Também cabe a ele encontrar solução adequada para o depósito do material da obra; antes, durante e depois da execução.

– É obrigação do proprietário manter a limpeza do seu lote. Isso evita a presença de animais peçonhentos, como escorpiões.

/* * VLibras */