Poder Executivo Municipal

Ubatuba terá formação gratuita sobre Primeira Infância para interessados

Ubatuba terá formação gratuita sobre Primeira Infância para interessados

Comunicadores e profissionais de Ubatuba que atuam em áreas relacionadas à promoção dos direitos das crianças podem se inscrever para participar da nova trilha formativa gratuita, promovida pelo Projeto Primeira Infância Cidadã, realizado pela Avante – Educação e Mobilização em parceria com a Petrobras.

Com o tema “Comunicação e Advocacy pela Primeira Infância”, a formação online vai oferecer quatro encontros virtuais e síncronos para capacitação e qualificação técnica destinada a comunicadores, lideranças comunitárias, conselheiros tutelares e de direitos, e profissionais diversos, da sociedade civil ou governo. Ao todo, são 40 vagas e, para participar é necessário efetuar a inscrição pelo link https://bit.ly/3UoSkHt

Em Ubatuba, os dois primeiros encontros acontecem em 21 de novembro e 12 de dezembro, sempre das 14h às 17h . Os últimos estão previstos para fevereiro e março de 2023, com datas a serem divulgadas. A trilha vai debater sobre o papel da comunicação nas mobilizações com foco na primeira infância, as transformações do trabalho da incidência política e sobre os caminhos para trilhar coletivamente a busca de mudanças sociais, entre outros temas. A formação tem carga horária de 12 horas, em um formato que permite a interação com os professores para troca de ideias e esclarecimento de dúvidas. A trilha tem direito a certificação para os participantes que mantiverem, no mínimo, 75% de presença.

“Essa trilha tem o objetivo de definir a prioridade das ações estabelecidas pelo Plano Municipal da Primeira Infância e promover o engajamento dos setores do municipio de maneira intersetorial”, destacou a coordenadora do Plano, Ileana Solera.

Saiba mais

As trilhas formativas fazem parte da programação de atividades do Projeto Primeira Infância Cidadã, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e como parte da Iniciativa Territórios da Primeira Infância (PIC). O PIC tem atuação em 15 municípios brasileiros nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, e Sergipe, promovendo atividades voltadas ao fortalecimento de políticas públicas que assegurem os direitos das crianças de 0 a 6 anos e principalmente na elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância.

O PIC tem como principal objetivo a priorização da Primeira Infância por meio da articulação e fortalecimento do sistema de garantia de direitos, das políticas públicas e das organizações sociais ligadas à temática, da elaboração e a revisão, monitoramento e controle dos planos municipais de Primeira Infância.

/* * VLibras */