FundArt inicia Oficinas Culturais de norte a sul de Ubatuba

As Oficinas Culturais da FundArt começaram nesta semana com o curso de Artesanato em Fibra de Bananeira da arte educadora Mariah Salete, no Quilombo da Caçandoca, região sul do município.

O objetivo da fundação é democratizar a utilização dos espaços de escolas e associações de bairros, descentralizar os cursos e dar oportunidade à população para participar ativamente do projeto.

As oficinas culturais do Arte para Todos trazem a possibilidade de capacitar agentes multiplicadores nas diferentes linguagens artísticas, ampliando a oferta de atividades culturais para a população e desenvolvendo um trabalho de inclusão e estímulo à cultura e à geração de renda.

“Esta política cultural atinge diferentes faixas etárias, diferentes grupos sociais e étnicos, de forma multicultural”, explica Cristina Prochaska, presidente da FundArt.

Quilombo da Caçandoca

Os remanescentes do quilombo da Caçandoca vivem com recursos proveniente de seu trabalho: pesca, coleta de mariscos, além da produção de bananas e artesanato, principais atividades produtivas da comunidade.

No dia 31 de agosto de 2013, lideranças da Caçandoca e lideranças políticas da prefeitura reuniram-se para anunciar o descongelamento e o início de um plano de ações na área.

Neste contexto, a Fundart, através do Arte para Todos, tem como objetivo promover os talentos locais e fortalecer a cultura tradicional.

Segundo o prefeito Mauricio (PT), as famílias remanescentes de quilombos são arquivos vivos de nossa história. “É vital promover o acesso às políticas públicas e garantir o direito de cidadania destas comunidades”, disse o prefeito.

Além da Caçandoca, o Ubatumirim, região norte do município, também vai receber uma Oficina de Artesanato em Fibra de Bananeira na Associação dos Bananicultores do bairro, com duração de oito meses.

O curso é voltado para cidadãos a partir dos 15 anos e as aulas da arte educadora Denise Corrêa serão aos sábados.

As inscrições podem ser feitas no local.

Confira todas as oficinas da FundArt no site www.fundart.com.br ou na página oficial da fundação no Facebook.

Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (oxx12) 3833-7000 – falar com Marilena.